Laboratório de Narrativa Interativa

Objetivos

  1. Promover a compreensão sobre os principais elementos teórico-conceptuais na definição da narrativa interativa, reconhecendo o seu percurso histórico e as suas plurais apropriações interdisciplinares;
  2. Promover a compreensão e apropriação analítica sobre as potencialidades expressivas e comunicativas possibilitadas pela linguagem dos media digitais;
  3. Promover a compreensão e análise do conhecimento científico contemporâneo na esfera da experiência de utilizador e desenho centrado no humano no contexto específico da narrativa interativa;
  4. Operacionalizar estratégias de desenho de interação aplicadas a projeto digital original a ser desenvolvido em subgrupos;
  5. Promover a aquisição de conhecimentos tecnológicos relativos ao processo de criação interativa digital;
  6. Promover a conceção e operacionalização de projeto narrativo interativo, baseado na apropriação de plataformas e ferramentas digitais de criação;

Caracterização geral

Código

01105284

Créditos

6.0

Professor responsável

Marisa Rodrigues Pinto Torres da Silva

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Koenitz, H., Ferri, G., Haahr, M., Sezen, D. & Sezen, T. (Eds.) (2015). Interactive Digital Narrative: History, Theory and Practice. New York and London: Routledge.
  • Miller, C. (2019). Digital Storytelling: A creator's guide to interactive entertainment. London and New York. CRC Press.
  • Manovich, L. (2001). The Language of New Media. Massachusetts: MIT press.
  • Harriga, P. & Wardrip-Fruin, N. (coord.), (2004). First Person New Media as Story, Performance, and Game. Massachusetts: MIT press.
  • Salen, K. & Zimmerman, Eric (coord.), (2006). The Game Design Reader: A Rules of Play Anthology. Massachusetts: MIT press.
  • Salen, K. & Zimmerman, Eric (2004). Rules of Play: Game Design Fundamentals. Massachusetts: MIT press.

Método de ensino

A unidade curricular encontra-se organizada em duas componentes: (1) teórico-prática, predominantemente expositiva, apresentando-se conceitos e teorias e discutindo-se as suas implicações em subgrupos e em plenário; a apropriação analítica de conceitos, teorias e práticas é realizada de forma ativa, recorrendo a dinâmicas de participação direta pelos estudantes; (2) laboratorial, predominantemente orientada à aplicação de conhecimentos de base tecnológica e seus fundamentos, privilegiando-se a criação ágil de protótipos de baixa e de alta fidelidade. Avaliação teórico-prática - inclui dois elementos de avaliação (individual - frequência (20% da classificação final); em subgrupos - exercícios de pesquisa e de análise (20% da classificação final); Avaliação laboratorial - inclui dois elementos de avaliação (individual e em subgrupos - exercícios de criação e de prototipagem (20% da classificação final); em subgrupos - protótipo final (40% da classificação final).

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Avaliação laboratorial: Exercícios de criação e de prototipagem individual e em subgrupos (20%); Protótipo final em subgrupos (40%)(60%), Avaliação teórico-prática: Frequência individual (20%); Exercícios de pesquisa e de análise em subgrupos (20%)(40%)

Conteúdo

Módulo 1 - Definições fundamentais: Da narratologia à ludologia em estudos de caso. Do conceito de "narrativa" ao de "interação" ao de "narrativa interativa": imersão, presença, e "fluxo" (flow).

Módulo 2 - A linguagem dos media digitais: percursos e marcos da narrativa interativa em estudos de caso (realidade virtual, realidade aumentada, jogos digitais interativos, filme interativo).

Módulo 3 - Conhecimento científico interdisciplinar e narrativa interativa: da psicologia às ciências cognitivas.

Módulo 4 - Laboratório de criação digital: introdução aos fundamentos do multimédia. Introdução a ferramentas e plataformas online de produção digital não-linear/interativa: guião, fluxograma, interface.