Laboratório de Novas Tecnologias do Audio
Objetivos
Laboratório de Novas Tecnologias do Áudio visa dotar os estudantes de um conhecimento de fronteira na produção de áudio digital contemporâneo, especialmente no quadro das suas aplicações criativas multimédia. São objetivos da unidade curricular:
OBJ1: Ancorar as práticas contemporâneas de produção de áudio na história da evolução das artes e tecnologias do som, em particular nas técnicas de captação, edição, mistura, masterização para audiovisual, videojogos, espetáculos de música, artes performativas e instalações interativas.
OBJ2: Introduzir os estudantes às principais tecnologias digitais na produção de áudio e à sua utilização em contextos multimédia, interativos e audiovisuais.
OBJ3: Articular as artes e tecnologias do áudio digital em contexto projetual, capacitando os estudantes na concepção e produção de uma obra original.
Caracterização geral
Código
01105290
Créditos
6.0
Professor responsável
Paulo Nuno Gouveia Vicente
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Altman, R. (1992). Sound Theory, Sound Practice. Routledge.
- Collins, K (2008). Game Sound: An introduction to the history, theory and practice of video game music and sound design. MIT Press.
- Corbett, I. (2021). Mic it: Microphones, microphone techniques, and their impact on the final mix. Focal Press/Routledge.
- Braddock et al. (2021). Mastering in Music. Focal Press/Routledge.
Método de ensino
A unidade curricular encontra-se organizada em duas componentes: (1) teórico-prática, predominantemente expositiva, apresentando-se conceitos, teorias e técnicas, discutindo-se as suas implicações em subgrupos e em plenário; a apropriação analítica de conceitos, teorias e práticas é realizada de forma ativa, recorrendo a dinâmicas de participação direta pelos estudantes; (2) laboratorial, predominantemente orientada à aplicação de conhecimentos de base criativa e tecnológica e seus fundamentos. Avaliação teórico-prática - inclui dois elementos de avaliação (individual - frequência (20% da classificação final); em subgrupos - exercícios de pesquisa e experimentação (20% da classificação final); Avaliação laboratorial - inclui dois elementos de avaliação (individual e em subgrupos - exercícios de criação (20% da classificação final); em subgrupos - projeto final (40% da classificação final).
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Avaliação laboratorial: Exercícios de criação (20%); Projeto final em subgrupos (40%)(60%), Avaliação teórico-prática: Frequência individual (20%); Exercícios de pesquisa e experimentação em subgrupos (20%)(40%)
Conteúdo
Módulo 1. Introdução ao Desenho de Som: História e evolução da gravação, edição e processamento de áudio entre o século XX e o século XXI em casos de estudo - do analógico ao digital: conceitos, técnicas e práticas.
Módulo 2. Som Surround: Introdução à gravação, mistura e masterização utilizando conceitos e técnicas multicanal 5.1. Contextos de aplicação.
Módulo 3. Som Binaural: Introdução à gravação, mistura e masterização utilizando conceitos e técnicas binaurais. Contextos de aplicação.
Módulo 4. MIDI e Instrumentos Virtuais: Introdução à comunicação entre computadores, controladores e instrumentos musicais digitais. História e funcionamento da tecnologia MIDI 1.0 e 2.0. Protocolo, interfaces e conectores. Timecode e Worldclock.
Módulo 5. Áudio Interativo: Introdução à produção de som para vídeojogos e programação interativa.
Módulo 6: Produção de projeto final
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: