Métodos Digitais
Objetivos
1 - Promover a compreensão sobre os fundamentos teórico-conceptuais dos métodos digitais no estudo de plataformas e media sociais;
2 - Promover a aquisição de competências na utilização de software especializado no estudo de plataformas e media sociais;
3 - Promover a aquisição de uma capacidade analítica e crítica sobre plataformas e media sociais;
Caracterização geral
Código
01105326
Créditos
6.0
Professor responsável
Janna Joceli Cavalvanti de Omena
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Gerlitz, Carolin (2016). What Counts? Reflections on the Multivalence of Social Media Data. Digital Culture & Society 2 (2). doi:10.14361/dcs-2016-0203.
- Niederer, S. & Colombo, G. (2019). Visual Methodologies for Networked Images: Designing Visualizations for Collaborative Research, Cross-platform Analysis, and Public Participation. Diseña, (14), 40-67.
- Rogers, R. (2019). Doing Digital Methods. Sage Publication. Marres, N. (2017). Digital Sociology: The Reinvention of Social Research. London: Polity Press.
- Omena, J.J.; Rabello, E & Mintz, A. (2020). Digital Methods for Hashtag Engagement Research. Social Media & Society, special issue: Studying Instagram beyond selfies. DOI: 10.1177/2056305120940697
Método de ensino
A unidade curricular encontra-se organizada em duas componentes: (1) teórico-prática, predominantemente expositiva, apresentando-se conceitos e teorias e discutindo-se as suas implicações em subgrupos e em plenário; a apropriação analítica de conceitos, teorias e práticas é realizada de forma ativa, recorrendo a dinâmicas de participação direta pelos estudantes, informadas pela leitura da bibliografia de referência; (2) laboratorial/tutorial predominantemente orientada à aplicação de conhecimentos no domínio dos métodos digitais e seus fundamentos. Avaliação teórico-prática: produção individual de ensaio baseado na revisão teórico-conceptual da literatura científica aplicável (40% da classificação final); Avaliação laboratorial: em subgrupos, implementação de projeto de análise de plataforma(s) e media sociais, acompanhado de relatório (60% da classificação final).
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Avaliação laboratorial: em subgrupos, implementação de projeto de análise de plataforma(s) e media sociais, acompanhado de relatório(60%), Avaliação teórico-prática: produção individual de ensaio baseado na revisão teórico-conceptual da literatura científica aplicável (40%)
Conteúdo
1 - Introdução aos Métodos Digitais
2 - Interrogar as plataformas
3 - Investigação com recurso a folhas de cálculo
4 - Análise orientada a software
5 - Metodologias visuais
6 - Investigação baseamento no engajamento por hashtag
7 - Redes Digitais
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: