Visualização da Informação

Objetivos

  1. Promover a compreensão das principais técnicas de visualização e dos fundamentos teóricos necessários à sua criação, incluindo os fundamentos da percepção gráfica, métodos de codificação visual e as principais técnicas de interação e narrativa;
  2. Promover a avaliação crítica de visualizações de dados, entender os seus pontos fortes e fracos e sugerir melhorias e aprimoramentos;
  3. Estimular a capacidade de análise de dados e determinação do problema que está a ser tratado, organizando os resultados adequadamente, transformando problemas vagos em questões solucionáveis e entendendo o que incluir na análise e que elementos destacar;
  4. Promover a capacidade de ler e discutir a literatura atual sobre visualização;
  5. Promover a aquisição de ideias e técnicas de interação através de esboços;
  6. Promover o uso de dados para produzir histórias com impacto e autoridade.

Caracterização geral

Código

01105337

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Raquel de Ponte Figueiras

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

- Brewer, Cynthia A. "Color use guidelines for data representation." In Proceedings of the Section on Statistical Graphics, American Statistical Association, pp. 55-60. 1999.
- Liem, J., Perin, C., & Wood, J. (2020, June). Structure and Empathy in Visual Data Storytelling: Evaluating their Influence on Attitude. In Computer Graphics Forum (Vol. 39, No. 3, pp. 277-289)
- Segel, Edward, and Jeffrey Heer. "Narrative visualization: Telling stories with data." IEEE transactions on visualization and computer graphics 16, no. 6 (2010): 1139-1148.
- Toural-Bran, C., Vizoso, Á., Pérez-Seijo, S., Rodríguez-Castro, M., & Negreira-Rey, M. C. (Eds.). (2020). Information Visualization in the Era of Innovative Journalism. Routledge
- Tufte, Edward R. "The visual display of quantitative information." Vol. 2, no. 9. Cheshire, CT: Graphics press, 1983.

Método de ensino

Os estudantes receberão exposição focada no tópico da visualização de informação, de forma a desenvolverem pensamento crítico sobre as questões essenciais desta temática. Também serão expostos ao desenvolvimento prático e terão contacto com algumas ferramentas de apoio à criação de visualização. As aulas terão um carácter teórico/prático. A primeira metade de cada aula é predominantemente teórica, sendo apresentada a matéria, ilustrada com exemplos. A segunda metade da aula destina-se à discussão das leituras obrigatórias, dos principais trabalhos da unidade curricular (individual e em grupo) e à realização de pequenas tarefas práticas sobre a matéria apresentada na primeira metade da aula.
A avaliação da unidade curricular é feita com base na qualidade da participação do aluno nas aulas, na média das várias componentes do trabalho de grupo e na classificação obtida no trabalho final individual:
- Participação nas aulas: 20%
- Projeto em grupo: 40%
- Relatório sobre estado da arte: 40%

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Participação nas aulas(20%), Projeto em grupo(40%), Relatório sobre estado da arte(40%)

Conteúdo

- Contar histórias visuais com dados
- A história da visualização
- O papel do data mining e dos dados abertos
- Wisdom, Data, Information, and Knowledge
- Exploratória versus explanatória
- Direcionada pelo autor versus direcionada pelo leitor
- As especificidades da visualização narrativa
- O valor da visualização
- Os dados e porquê visualizar
- A visualização noutras áreas de estudo
- O design da visualização
- O processo
- Tipos (conjuntos e sequências, dados temporais, mapas, formas, texto e hipertexto, hierarquias e gráficos)
- Nominal, ordinal, intervalo e proporção
- Densidade, foco e pequenos múltiplos
- Ambiente | Desktop, Mobile, Tablet entre outros
- Como as narrativas evoluíram nas diferentes plataformas?
- Formas de apresentação convencionais e inconvencionais
- Histórias de sucesso: quem está a inovar neste espaço?
- Perceção, estética, interatividade, animação, cor, narrativa e software