História e Teoria da Imagem

Objetivos

A disponibilizar brevemente

Caracterização geral

Código

01105348

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Teresa Pimentel Peito Cruz Bragança de Miranda, Maria Madalena Túbal Miranda

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

 BIBLIOGRAFIA POR TÓPICOS


Introdução


Leituras Obrigatórias


MONDZAIN, Marie-José (2007/2015)  Introdução a Homo Spectator: Ver, Faxer Ver, Orfeu Negro (édition française: Homo Specator, Paris, Bayard); (english translation)


DAMÁSIO, António (2021) "In the beginning was not the word" (Excerpt) in Feeling & Knowing. Making Minds Conscious, Pantheon (ed. Port: Sentir & Saber. A caminho da Consciência, Lisboa: Temas e Debates)


Leitura de Extensão


BELTING, Hans (2011) Introduction, An Anthropology of Image. Picture, Medium, Body, Princeton University Press, 2011 [2001], 1-8.


 


1. Imagem, Ideia e Semelhança


Leituras obrigatórias


PLATÃO (375  BCE/2010) A República, tradução de Maria Helena da Rocha Pereira Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 12ª edição (Livro VII §514a-§520, pp.315-324; Livro X, §595a-§605b, pp.449-469 (Eng Edition: PLATO, The Republic. Oxford University Press, 1970 (Book VII §514a-§520; Book X, §595a-§605b)


BELTING, Hans (1994) Likeness and Presence. A History of the Image Before the Era of Art, University of Chicago Press, (Prefácio, pp xxi-xxiv. e Introd. p. 1-9)


DEBRAY, Régis (1992) «Douze thèses sur l'ordre nouveau et une ultime question», in Vie et Mort de l´Image, Paris, Gallimard,, pp. 491-506 ; (edição brasleira: Vida e Morte da Imagem, Vozes, 1994); (English Edition:


Leituras de Extensão                                                                                                                                                               
DELEUZE, Gilles (1969), "Plato and the Simulacrum" in The Logic of Sense, pp. 45-56 (and: October, Vol. 27, Winter, 1983)
https://pdfs.semanticscholar.org/c429/e1 l29elc34ld6b933e4da5f3b93476 5b48e9.pdf
BAUDRILLARD, Jean (1988) "Simulacra and Simulations" in Selected Writings, ed. Mark Poster (Stanford; Stanford University. Press, pp.166-184
https://www.e-reading-lib.com/bookreader.php/144970/jean-baudrillard- simulacra-and- simulation.pdf                 


 


2. Imagem, Representação e Linguagem


Leituras obrigatórias 


PANOFSKY, Erwin (1955/1989), "Iconografia e Iconologia: uma introdução ao estudo da arte do Renascimento", in O Significado nas Artes Visuais, Lisboa: Editorial Presença (English Edition: «Iconography and Iconology: an introduction to the study of Renaissance Art", in Meaning in the Visual Arts, London: Doubleday Anchor Books, 1955, pp. 26-41)


ATKIN, Albert (2013), "Peirce's Theory of Signs", (1. a 1.3; 2 a 2.2; 3-3.4), The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Summer Edition), Edward N. Zalta (ed.); (Material alternativo em Português: Charles Sanders Peirce: Ícone, Índice e Símbolo. CP 2.274-2.308. In: Charles S. PEIRCE: Semiótica. São Paulo: Perspectiva 2000)


MITCHELL, W.J. (2003) "Word and Image" in Critical Terms for Art History, R. Nelson and R. Shiff (Eds), The University of Chicago Press, Chap. 4.


FOUCAULT, Michel, (1996/2002) «Las Meninas», in As Palavras e as Coisas. Uma arqueologia das Ciências Humanas, Lisboa: Edições 70 (Ed. Brasileira, São Paulo: Martins Fontes, 2000, pp. 3-22; Ed. Inglesa: The Order of Things, London: Taylor and Francis, 2005, pp. 3-18)


 


3. Imagem Técnica


Leituras obrigatórias


CRARY, Jonathan (1990), «Modernity and the problem of the observer», in Techniques of the observer. On Vision and Modernity in the Nineteenth Century, Cambridge, Mass., MIT Press, 1990, pp. 2-24.


BENJAMIN, Walter (1936/2006), «A obra de arte na era da sua possibilidade de reprodução técnica» (1936), in W. Benjamin. A Modernidade. Obras Escolhidas, Vol 3, Lisboa, Assírio & Alvim, 2006. [excertos]; (English Ed: in The work of art and other writing on media, Harvard University Press, 2008, pp. 19-55)


MANOVICH, Ley (1993) «The Mapping of Space: Perspective, Radar, and 3-D Computer Graphics», [Manovich.net]


MITCHELL, W.J. (2010)  "Image" in Mitchell, W. J. T., & Hansen, M. B. (Eds.) Critical Terms for Media Studies. University of Chicago Press


Leitura de Extensão 


CUBITT, Sean (2021) "Mass Image, Anthropocene Image, Image Commons" in Photography Off the Scale Technologies and Theories of the Mass Image, Dvorak, T. and Parikka (Eds.), Edinburgh University Press.


 


BIBLIOGRAFIA GERAL


BELTING, Hans, Likeness and Presence. A History of the Image Before the Era of Art, University of Chicago Press, 1994 (Prefácio, pp xxi-xxiv. e Introd. p. 1-9)


BENJAMIN, Walter, «A obra de arte na era da sua possibilidade de reprodução técnica» (1936), in A Modernidade. Obras Escolhidas, Vol3, Lisboa, Assírio & Alvim, 2006.


CRARY, Jonathan, «Modernity and the problem of the observer», in Techniques of the observer: On vision and modernity in the Nineteenth Century, Cambridge, Mass., MIT Press, 1990, pp. 2-24.


CUBITT, Sean, "Mass Image, Anthropocene Image, Image Commons" in Photography Off the Scale Technologies and Theories of the Mass Image, Dvorak, T. and Parikka (Eds.), Edinburgh University Press, 2021


DAMÁSIO, António, "Sentir & Saber. A caminho da Consciência" (Temas e Debates, Lisboa, 2020)


DEBRAY, Régis, «Douze thèses sur l'ordre nouveau et une ultime question», in Vie et mort de l´image, Paris, Gallimard, 1992, pp. 491-506


DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant l'image: question posée aux fins d'une histoire de l'art. Minuit, 2016.


DIDI-HUBERMAN, G., LAMBERT, F., & NINEY, F. (2008). La condition des images. MédiaMorphoses (Bry-sur-Marne), 2008, 22" Les jeux vidéo, un" bien" culturel?".


GALLOWAY, Alexander R. "The Unworkable Interface" in: The interface effect. Polity, 2012


GRAU, Oliver (Ed.) MIT Press, Imagery in the 21st Century 2013.


MITCHELL, W.J. "Word and Image" in Critical Terms for Art History, R. Nelson and R. Shiff (Eds), The University of Chicago Press, Chap. 4, 2003.


MITCHELL, W.J. "Image" in Mitchell, W. J. T., & Hansen, M. B. (Eds.). Critical terms for media studies. University of Chicago Press, 2010.


MONDZAIN, Marie-José «Antropologia da Imagem», Dicionário Crítico de Arte, Imagem, Linguagem e Cultura (edição do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens, 2011) [Introdução a Homo Spectator. De la fabrication à la manipulation des images, Paris, 2007 Bayard].


PANOFSKY, Erwin, «Iconografia e Iconologia: uma introdução ao estudo da arte do Renascimento», in O Significado nas Artes Visuais, Lisboa: Editorial Presença, 1989 («Iconography and Iconology: an introduction to the study of Renaissance Art, in Meaning in the visual arts, Londres, Doubleday Anchor Books, 1955, pp. 26-41)


PEIRCE, Charles Sanders – Atkin, Albert, "Peirce's Theory of Signs", (1. a 1.3; 2 a 2.2; 3-3.4), The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Summer 2013 Edition), Edward N. Zalta (ed.). / PEIRCE, Charles Sanders: Ícone, Índice e Símbolo. CP 2.274-2.308. In: Charles S. PEIRCE: Semiótica. São Paulo: Perspectiva 2000.


PLATÃO, A República, tradução de Maria Helena da Rocha Pereira Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 12ª edição, 2010, Livro VII §514a-§520 (pp.315-324); Livro X, §595a-§608b (pp.449-475); PLATO, The Republic. Oxford University Press, 1970


STEYERL, Hito. "In defence of the poor image." e-flux journal 10.11, 2009.

Método de ensino

- Exposição de problemáticas e conceitos fundamentais e seus enquadramentoss historico-crítico


- Enquadramento e orientação das leituras obrigatórias


- Discussão de textos com a participação dos alunos


- Análise de imagens com a participação dos alunos

Método de avaliação

Regime de Avaliação Contínua: Assiduidade (requerida em mais de 50% das aulas), participação na discussão de textos e análise de imagens


AVALIAÇÃO: Realização de uma avaliaçao no final de cada capítulo do programa: 1 teste escrito individual, 1 participação oral na discussão de um texto e 1 trabalho de grupo.


 

Conteúdo

Este programa propõe uma reflexão teórico-crítica sobre a problemática da imagem nas suas grandes dimensões histórica e cultural. O seu percurso não se organiza, pois, como uma ciência geral da imagem dotada de um corpo doutrinário único, mas antes como uma reflexão em torno da própria constituição histórica da noção de imagem e da produção imagética que a foi acompanhando, implicando a sua relação com o pensamento, a política, a religião, a técnica e as artes. Trata-se assim de compreender a problemática da imagem e a produção imagética do ocidente como resultado de uma dada experiência epistémica, histórica e cultural. Com efeito, a imagem tem atravessado, as grandes questões e configurações da racionalidade e da experiência ocidentais (metafísica, teológica, semiológica, artística e tecnológica). A apresentação deste estatuto fundamental da imagem na nossa cultura visa dar inteligibilidade à "civilização das imagens" em que nos tornámos, mas também às tensões e desconfianças que, em vários momentos, têm colocado as imagens no centro de confrontos e de disputas de enormes implicações filosóficas, políicas e culturais.


No plano da experiência moderna e contemporânea, o programa abordará a relação entre imagem, representação e significação, apresentará uma arqueologia da imagem técnica e da reprodução e massificação da imagem nos séculos XIX e XX (através dos dispositivos da fotografia, do cinema) e enfatizará a presença crescente das imagens e da visualidade nas sociedades contemporâneas,  nomeadamente através dos media e redes digitais e das indústrias culturais. Esta quase omnipresença da imagem em todos os domínios da experiência, da vida quotidiana e interações sociais, à política e à ciência, reacendeu, ao longo das últimas décadas, uma crítica às suas implicações simulacrais, aos seus efeitos de desrealização e de espetacularização do mundo. Entre velhas e novas fascinações e suspeições, a imagem permanece uma problemática de enorme relevância e transversalidade cultural, política, técnica e estética. A reflexão proposta por este curso procura compreendê-la a partir de três grandes eixos: I. Imagem, Ideia e Semelhança. II. Imagem, Representação e Linguagem; III. Imagem e Técnologia.


TÓPICOS


Introdução
- O nascimento das Imagens
- Imagem e pensamento simbólico


1. Imagem, Ideia e Semelhança
. Imagem e metafísica: verdade, iconicidade e simulacro
- A imagem sagrada ou economia da imagem: a relação entre visível e invisível
- A "civilização das imagens": da des-sacralização à massificação das imagens


2. Imagem, Representação e Significação: Símbolos, Linguagem e Media
- Elementos de Iconologia: imagem e símbolos
- Elementos de semiótica: semiosis, linguagem e figura
- Elementos de medialidade: o quadro  como dispositivo


3. Imagem e Técnica
- Perspectiva e observador: uma proto-história da imagem técnica
- A imagem técnica moderna: os dispositivos ópticos  da câmera obscura, fotografia e cinema Imagens digitais            - A automação da Imagem e a ecologia digitalidade: infografias, simulações e imagens operativas.