Arte e Comunicação
Objetivos
a) Identificar as tensões e contaminações entre o universo da cultura dos media e o universo da arte
b) Relacionar de transformações culturais, artísticas e tecnológicas
c) Conhecer de alguns textos teóricos e críticos centrais no domínio da arte contemporânea
d) Adquirir conhecimentos e desenvolvimento da capacidade crítica no campo da arte contemporânea
Caracterização geral
Código
711011058
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Teresa Pimentel Peito Cruz Bragança de Miranda
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
KANT, I (1792), Critica da Faculdade do Juízo da Faculdade do Juízo, Lisboa: IN-CM (Critique of Judgement, Indianapolis: Hackett Publishing, 1987) (Parágrafos: §1, §6, §9, §19, a §22, §40 §43 a §46; §59, §60)
ORTEGA Y GASSET, J. (1925) A Desumanização da Arte, Lisboa, Vega, 1997 (La Deshumanizacion del Arte; The Dehumanization of Art)
KANDINSKY, W. (1926) Ponto, Linha, Plano, Lisboa, Ed. 70 (Point and Ligne to Plan, New York: Solomon R. Guggenheim Foundation, 1947)
GREENBERG, C. (1960) "Modernist Painting", Forum Lectures, Washington, D. C.: Voice of America.
KRAUSS, Rosalind (2000) A Voyage on the North Sea: Art in the Age of the Post-medium Condition, Thames & Hudson, 2000, pp. 5-32
DUCHAMP, M. (1957) "The Creative Act", in Art News (Summer 1957), New York. (Archive.IS: 'Art Minimal & Conceptual Only')
ECO, U. (1965) "La Poética dell' Opera Aperta" in Opera Aperta, Gruppo Editorialli Fabri, Bompiani, Sonzogno, Etas S.p.A., 1997. (Obra Aberta, Algés: Difel 2009; The Open Work, in Bishop (Ed.), Participation)
LYOTARD, J.F. (1986) "Algo como: comunicação ... sem comunicação", in O Inumano. Considerações sobre o tempo, Editorial, Estampa, 1990, pp. 113-122. (The Inhuman: Reflections on Time (Polity Press,1991)
DUGUET, Anne-Marie (1996), "Does Interactivity lead to New Definitions in Art", in Media Art Perspectives, ZKM/Cantz Verlag,1996 (in Interact - Revista de Arte, Cultura e Tecnologia, N.1, 2000
BISHOP, Claire, (2006) "Viewers as Producers", in BISHOP, Claire (Ed.) Participation, London, MIT Press / Whitechapel Art Gallery, pp.10-17)
GROYS, B. (2016) "On Art Activism", In the Flow, London, Verso, pp. 43-60
BISHOP, Claire (2012) "Digital Divide: Contemporary Art and New Media", ARTFORUM, September 2012, VOL. 51, NO. 1.
GROYS, Boris (2013) "Art on the Internet" in In The Flow, London, NY: Verso Books (Chap 12).
Método de ensino
Método de avaliação
Avaliação Contínua, com registo de assiduidade: 3 elementos de participação (2 orais e 1 escrito), relacionados com cada um dos três tópicos do programa
Conteúdo
Este programa centra-se nas práticas artísticas modernas e contemporâneas, analisando, em particular, os aspectos que nelas se cruzam com a cultura da comunicação e dos media. No geral, pode dizer-se que a arte dos últimos cem anos está transversalmente marcada por esta relação, quer através do entrosamento da arte com os media analógicos e digitais da imagem, do som e do audiovisual, quer através de uma tensão fundamental entre cultura artística e cultura dos media ou entre arte e indústria cultural. A partilha entre a comunicação e a arte, não apenas do território dos media, mas também da linguagem e da experiência sensível é a problemática lata na qual este curso se situa. Essa problemática foi-se refletindo, ao longo das últimas décadas em várias temas e debates, que o curso procura enquadrar: a temática da comunicabilidade estética, da arte como linguagem, das media arts e das artes digitais, mas também a problemática da tensão entre a arte e a comunicação ou, mesmo, da incomunicabilidade da arte, que têm marcado o discurso cultural moderno e contemporâneo.
Estrutura
I. A PROBLEMÁTICA ARTE e COMUNICAÇÃO.
• Arte estética e técnica
• A comunicabilidade estética
• A incomunicabilidade da arte moderna
II. ARTE, LINGUAGEM E MEDIA
• Arte e linguagem
• Arte e media
• Media arts e artes pós-media
III. ARTE E (INTER)AÇÃO
• Obra aberta
• Artes Participativas e Artes Interactivas
• Arte e Dispositivo Digital
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: