Teoria da Cultura

Objetivos

a) Identificar as principais problemáticas da cultura contemporânea;
b) Compreender o conceito de mapeamento cognitivo;
c) Conhecer alguns textos teóricos e críticos centrais da Teoria da Cultura;
d) Compreender as relações entre cultura, comunicação e média na época da globalização, utilizando uma problemática como estudo de caso.

Caracterização geral

Código

711011059

Créditos

6.0

Professor responsável

Jorge Manuel Martins Rosa

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Nenhuns

Bibliografia

José A. Bragança de Miranda – Teoria da Cultura, Lisboa, Vega, 2003.
Martin Heidegger: «L’Époque des Images du Monde» in Essais et Conférences, Paris, Gallimard. (existem versões em inglês e espanhol na internet ).
Donna Haraway: "A Cyborg Manifesto: Science, Technology, and Socialist-Feminism in the Late Twentieth Century," in Simians, Cyborgs and Women: The Reinvention of Nature (New York; Routledge, 1991), pp.149-181.
José A. Bragança de Miranda: «Para uma crítica das ligações técnicas» in JBM & Maria Teresa Cruz – Crítica das Ligações na Era da Técnica, Lisboa, Tropismos, 2002.
Sigmund Freud: «L’Inquiétante étrangeté» in Essais de Psychanalyse Apliquée, Paris, Gallimard. (existe versão em inglês na internet intitulada «Uncanny»).
Pierre Klossowski - «La Monnaie Vivante», Paris, Rivages.

Método de ensino

Exposição oral (70%)
comentário de textos
análise de casos (apresentação de documentação visual)
incentivo à participação oral dos estudantes (30%)
orientação tutorial (em horário de atendimento)

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

1 Introdução: A cultura como problema
2. A questão da técnica como via crucial para interrogar a cultura contemporânea
3. O devir imagem do mundo
4. O corpo como interface
5. As ligações enquanto fundamento da cultura
6. A esteticização da experiência moderna (afecções)
7. Cultura e Mobilização generalizada
8. Conclusão: A cultura contemporânea como economia geral dos corpos e das imagens