Publicidade

Objetivos

a) Adquirir os conhecimentos teóricos básicos que permitam trabalhar na área da publicidade; ou seja, ter uma formação que lhe permita a análise da actividade publicitária, bem como a sua integração no mix da comunicação de marketing.
b) Conhecer o mercado da publicidade em geral, bem como estudar o suporte teórico que serve de base à solução de questões e problemas específicos frequentemente postos neste sector.
c) Desenvolver as capacidades Criativas/Produção e de Exposição/Apresentação, aproximando e adequando os padrões de resposta às reais necessidades do mercado de trabalho.
d) Desenvolver o processo de concepção publicitário aplicado aos vários meios. Incidência particular na elaboração do Briefing, Proposta Criativa e Planeamento de uma Campanha.

Caracterização geral

Código

711011070

Créditos

6.0

Professor responsável

António Alexandre de Oliveira Duarte

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Nenhuns

Bibliografia

Blythe J (2008) Essentials of marketing. Pearson Education, Harlow, UK
Brochand B, Lendrevie J (1985) Le publicitor. Dunod, Paris, France
Kjeldsen J (2012) Pictorial argumentation in advertising: Visual tropes and figures as a way of creating visual argumentation. In: van Eemeren F, Garssen B (eds) Topical themes in argumentation theory. Springer, Dordrecht, Netherlands, pp 239–255
Kress G, Van Leeuwen T (2006) Reading images. The grammar of visual design. Routledge, London, UK, and New York, NY
Rocci A, Mazzali-Lurati S, Pollaroli C (2013) Is this the Italy we like? Multimodal argumentation in a Fiat Panda TV commercial. In: Pennock-Speck B, del Saz-Rubio M (eds) The multimodal analysis of television commercials. Publicacions de la Universitat de València, València, Spain, pp 157–187
Walton D (2007) Media argumentation: Dialectic, persuasion and rhetoric. Cambridge University Press, New York, NY

Método de ensino

1. Apresentação dos conceitos teóricos
2. Análise de publicidades e campanhas - trabalhos em sala de aula e em pequenos grupos
3. Trabalhos de grupos e apresentações com análises críticas e criativas

Método de avaliação

Método de avaliação - 1. Teste (breve analise duma campanha; exercícios):(60%), 2. Analise duma campanha (trabalho de casa em grupos)(30%), 3. Apresentações dos alunos(10%)

Conteúdo

Fundamentos de teoria da comunicação: Teorias da comunicação; Interpretação da imagem; níveis de interpretação
Fundamentos de linguística cognitiva: relação entre esforço e efeito cognitivo; dissonância cognitiva
Fundamentos de retorica: Estratégias argumentativas de tomada de decisão; tipos de argumentos; conhecimento comum e cultura
Fundamentos de teoria das emoções: Mecanismos heurísticos de tomada de decisão; Mecanismos emotivos; Tipos de emoções; Ambiguidade emocional; Palavras emotivas
Fundamentos de teoria do humor: Mecanismos do humor; Níveis e tipos de humor; Avaliação do humor e riscos.