Relações Públicas

Objetivos

Após a frequência desta unidade curricular, o aluno estará apto para:
a) situar as Relações Públicas na área científica das Ciências da Comunicação;
c) conhecer a história, princípios teóricos e modelos de relações públicas;
d) analisar e desenvolver técnicas e rotinas profissionais de RP no âmbito da assessoria.
e) Refletir sobre os códigos deontológicos das RP e o perfil desejável de um professional de RP.

 

Caracterização geral

Código

711011071

Créditos

6.0

Professor responsável

Ivone Marília Carinhas Ferreira

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Bland, M.; Theaker, A.; Wragg, D. (2005). Effetive Media Relations. Kogan Page.
Cutlip, Scott M.; Center, Allen M.; Broom, Glen M. (2005, 9ª edição), Effective public relations. EUA: Prentice-Hall.
Gonçalves, G. (2010). Introdução à Teoria das Relações Públicas. Porto: Porto Editora
Grunig, James E. (1992) (ed), Excellence in public relations and communication management, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Heath, Robert (2001) (ed). Handbook of public relations. EUA: Sage Publications.
Hunt, Todd; Grunig, James E. (1994), Public relations techniques. EUA: Harcourt Brace College.

Método de ensino

Exposição dos conteúdos do programa, com recurso a apresentações multimédia; Práticas supervisionadas de Relações Públicas.

Turma A lecionada em Português
Turma B lecionada em Inglês

Método de avaliação

Método de avaliação - Prova de avaliação escrita: 50%(50%), Práticas de Relações Públicas: 25% +25% (50%)

Conteúdo

1. História das Relações Públicas
2. Teorias e modelos das Relações Públicas
2.1 O lugar das RP no campo das Ciências da Comunicação
3. Públicos e Opinião Pública
3.1 Tipos de públicos
4. Objetivos das Relações Públicas
5. O Domínio das Relações Públicas
6. Perfil do Profissional de Relações Públicas: Personalidade e qualificações
7. Competências do Profissional de Relações Públicas
8. A comunicação das Relações Públicas.
8.1 A Comunicação com os media (clipping, Press release, press kit, conferências de imprensa)
9. Ética profissional e deontologia em Relações Públicas