Fotografia

Objetivos

Esta cadeira tendo por base uma cronologia alargada da fotografia, procura traçar uma aproximação aos discursos e fazeres fotográficos que ao longo da sua história permitiram configurar um campo concreto de representação individual e colectiva.
Neste contexto, pretende-se que o aluno:
a) Compreenda o papel da cultura fotográfica, em termos históricos, sociais e estéticos, com especial incidência nas práticas de relevância autoral;
b) Entenda os principais conceitos teóricos e técnicos relativamente à natureza e ao estatuto da fotografia - enquanto dispositivo técnico e enquanto modelo de representação - e sua relação específica com a realidade;
c) Desenvolva as capacidades de análise critica e formal face a determinadas práticas da fotografia;
d) Compreenda a relação específica entre a imagem fotográfica e os seus diferentes contextos de uso (arte, imprensa, publicidade, ciência, família, etc.).

Caracterização geral

Código

01101881

Créditos

6.0

Professor responsável

António Sérgio Mah Alves da Silva

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

DUVE, Thierry de, “Pose e instantâneo ou O paradoxo fotográfico”, in LisboaPhoto 2005- A Imagem cesura, Lisboa, CML/Público, 2005, pp 27-53
LUGON, Olivier, Le Style documentaire, Paris, Macula, 2004
BATCHEN, Geoffrey. Burning with Desire, Massachusetts, MIT Press, 1997
DUBOIS, Philippe. O acto fotográfico (or. L´acte photographique), Lisboa, Veja, 1992.
SONTAG, Susan. Ensaios sobre Fotografia (or. On Photography), Lisboa, D. Quixote, 1986., 1986.

Método de ensino

Aulas expositivas de carácter teórico-prático (60% - 40%), com recurso a exemplos visuais (diapositivos e documentação videográfica).

Método de avaliação

Método de avaliação - Prova escrita individual(40%), Trabalho escrito individual(60%)

Conteúdo

1.Traços na constituição de uma Visão Moderna
2.As vanguardas artísticas. Para uma Nova Visão
3.Autonomia e disseminação da Estética Fotográfica
4.Percursos Contemporâneos
- Comportamentos Pop e Conceptuais
- Os Pós-Modernismos
- Actualizando o documental
- Apropriação, montagem e alegoria
- Os regimes híbridos: a imagem-objecto e o objecto-imagem
- Novas manifestações do sujeito-fotógrafo
- A imagem-quadro: como espaço abstractizante e como território performativo
- A (r)evolução digital: síntese e simulação.