Laboratório de Publicidade

Objetivos

Esta UC tem como objetivo transmitir e capacitar os alunos para os processos operacionais que permitem projetar, executar e criticar uma campanha publicitária em texto, vídeo ou áudio, aplicável em diferentes plataformas, assim como prepará-los para as relações de trabalho com diferentes players da indústria publicitária.

Caracterização geral

Código

01105251

Créditos

6.0

Professor responsável

António Alexandre de Oliveira Duarte

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Gladwell, M. (2002). The Tipping Point: How Little Things Can Make a Big Difference, Back Bay Books ISBN-10 : 0316346624 · ISBN-13 : 978-0316346627
  • Belch E.G. and Belch A. M. (2021). Advertising and Promotion: An Integrated Communications Perspective, 12 e. McGraw Hill. ISBN-10: 1260259315 ISBN-13: 9781260259315
  • Solomon, R. (2008). The Art of Client Service: 58 Things Every Advertising & Marketing Professional Should Know, Kaplan Publishing ISBN-10 : 1427796718 ISBN-13 : 978-1427796714
  • Kelly, L. D. (2009). Cases in Advertising Management, Routledge ISBN-13: 978-0765622617 ISBN-10: 0765622610
  • Percy and Strategic Advertising Management (2021). Strategic Advertising Management, Oxford Univ Pr. ISBN-13: 978-0198835615 ISBN-10: 0198835612
  • De Mooij (2018). Global Marketing and Advertising: Understanding Cultural Paradoxes, SAGE Publications Ltd. ISBN-13: 978-1544318141 ISBN-10: 1544318146
  • Kelly, L. D. and Bartel Sheehan, K. (2021). Advertising Management in a Digital Environment: Text

Método de ensino

UC teórica/prática, com recurso a método expositivo e demonstrativo com apresentação de case studies, realização de exercícios práticos (individualmente e/ou em grupo), visualização de vídeos e visitas de marketeers.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Participação nas aulas aferida pela quantidade e qualidade de intervenções dos alunos quando convocados para tal, como em debate, leituras coletivas, outros contributos (30%), Projeto concebido a partir das referências dadas ao nível estético, tecnológico, crítico e criativo apresentado em forma escrita e oral (70%)

Conteúdo

1. A relação entre agência e cliente;
2. O processo de criação publicitária e a criação de peças publicitárias (visualização e redação);
3. Conceção e execução de testes de comunicação;
4. Desenvolvimento de planos e orçamentos de media;
5. Preparação e execução de apresentações formais.