Design de Interação

Objetivos

A unidade curricular tem por objetivo aprofundar e sistematizar os conhecimentos dos estudantes relativamente ao desenho de interação para sistemas interativos envolvendo media digitais considerando a experiência do utilizador:

- Paradigmas tecnológicos e estilos de interação.
- Princípios de desenho de interação.
- Princípios de usabilidade.
- Técnicas de prototipagem.
- Métodos de avaliação de interfaces
- Análise e especificação dos requisitos dos utilizadores.
- Desenho, prototipagem e avaliação de interfaces para sistemas interativos (Desenho iterativo).
- Criação de soluções inovadoras de resposta a problemas de interação.

Caracterização geral

Código

01105273

Créditos

6.0

Professor responsável

Paulo Nuno Gouveia Vicente

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

• Buxton, Bill, Sketching User Experiences, Morgan Kaufmann, 2007. Bill Buxton website.
•. Norman, Donald. The Design of Everyday Things. MIT Press, 2013.
•. Nielsen, Jacob. Usability Engineering, Academic Press, 1993.
•. Shneiderman, Ben. Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction. Pearson, 2009.
• Moggridge, Bill. Designing Interactions. MIT Press, Massachusetts, 2007.
• Tufte, Edward. Envisioning Information, Cheshire, Connecticut Graphic Press, 2003.
• Introdução ao Design de Interfaces: Manuel J. Fonseca, Pedro Campos, Daniel Gonçalves 2012 (Out.) FCA
• Slides das aulas.
Materiais para leitura adicional, incluindo artigos científicos, são fornecidos durante as aulas.

Método de ensino

As aulas incluem a exposição dos conceitos teóricos, ilustrados por exemplos de aplicação, seguidos da aplicação prática dos mesmos pelos alunos no desenvolvimento de projetos multimédia. A avaliação da unidade curricular consiste no desenvolvimento de um projeto de medias digitais (os tópicos são discutidos na aula e relacionam-se com os projetos dos estudantes). O projeto inclui uma especificação inicial (25%), o sketch (25%) e um protótipo (25%), bem como a avaliação do mesmo por utilizadores-alvo (25%). Os métodos para o sketching, a prototipagem e a avaliação são discutidos em sala de aula. O trabalho é principalmente centrado no desenho da interação e na experiência do utilizador (UX). O trabalho realizado é apresentado numa sessão com todos os estudantes.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Desenvolvimento de um projeto de medias digitais. O projeto inclui uma especificação inicial (25%), o sketch (25%) e um protótipo (25%), bem como a avaliação do mesmo por utilizadores-alvo (25%). (100%)

Conteúdo

1. Introdução ao Desenho de Interação e Experiência do Utilizador
2. Princípios de usabilidade e Experiência do Utilizador (UX)
3. Fatores humanos e tecnológicos que condicionam a utilização de um sistema interativo
4. Princípios de Desenho de Interação
5. Desenho centrado no utilizador e processo de desenho iterativo
6. Análise de tarefas e utilizadores
7. Sketching e prototipagem
8. Princípios de design gráfico
9. Métodos de avaliação
10. Estilos de interação e Paradigmas de Interação
11. Perspetivas futuras
12. Projeto de desenho de interação e experiência do utilizador