Géneros Televisivos
Objetivos
a) Descodificar os princípios básicos da linguagem audiovisual.
b) Dominar os conceitos de programa e de género televisivo.
c) Entender o conjunto de coordenadas e estratégias narrativas que determinam a constituição dos vários géneros televisivos.
d) Adoptar uma posição critica das estratégias de programação e domínio do conjunto de ferramentas conceptuais que contribuem para a inovação do discurso televisivo moderno.
e) Analisar e discussão de exemplos de diferentes géneros da televisão moderna, da publicidade ao reality-show, do telejornal à telenovela, do documentário ao telefilme.
Caracterização geral
Código
01101853
Créditos
6.0
Professor responsável
Pedro Miguel Ferreira Florêncio
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Nenhuns
Bibliografia
ALVAREZ, L (1985). Poétique du Direct Télévisuel. Louvain-la-Neuve, Ciaco Éditeur
CÁDIMA, F. R. (1996). O fenómeno televisivo . Lisboa: Círculo de Leitores
JOST, F. (1997) - La promesse des genres, revue Réseaux, pp 13-31.
BRANDÃO, Nuno Goulart, (2006) Prime time: do que falam as notícias dos telejornais. Cruz Quebrada: Casa das Letras 2006.
SHAEFFER, J-M (1986). Théorie des Genres, Paris: Seuil.
Método de ensino
Exposição oral do programa curricular (70%), apoiada em leituras críticas de excertos das obras recomendadas na bibliografia. Exibição (através de projector vídeo) de excertos de filmes, programas de televisão, publicidade, telediscos, fotografias, pinturas, revistas e jornais.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
1 - Introdução à Linguagem Audiovisual
2 - Os conceitos de Género e Programa.
3 - Os Géneros Televisivos
3.1 - Os informativos (directo, noticia, debate, entrevista, reportagem, magazine, etc.);
3.2 - Os ficcionais (telenovela, telefilme, etc.)
3.3 - Os híbridos (reality-show, talk-show, publicidade, etc.).
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: