Espanhol A1

Objetivos

Alcançar os fundamentos do nível A1 do QECR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas):


1. Desenvolver capacidades básicas escritas e orais da língua espanhola que preparem para o nível A2.

2. Compreender e escrever textos básicos (apresentações pessoais, correios electrónicos simples, resumos, composições) sobre temas do âmbito pessoal.

3. Ser capaz de produzir breves discursos escritos/orais sobre temas actuais, desenvolvendo uma atitude de aberturae curiosidade perante a diversidade cultural.

4. Entrar em contacto com aspectos contrastivos elementares da língua espanhola e portuguesa.

5. Adquirir conhecimentos básicos sobre as realidades histórica, política e linguística de Espanha.

6. Estimular a consciência intercultural e a relação língua-culturas.

7. Orientar a aprendizagem para a área das Línguas, Literaturas e Culturas e da Tradução.

8. Desenvolver a competência estratégica para facilitar o processo de aprendizagem.

Caracterização geral

Código

711111114

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Nieves Lagunas Vila, Beatriz Moriano Moriano

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Espanhol

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

1. AAVV, (2013). Gente 1. Nueva edición. Barcelona: Difusión.
2. Raya et al., (2011). Gramática básica del estudiante de Español. Edición Revisada y Ampliada. Barcelona:Difusión.
3. Diccionario on line de la Real Academia de la Lengua Española: www.rae.es.
4. Chamorro, C., et al., (2012). Todas las Voces. Curso de Cultura y Civilización (A1A2), Barcelona: Difusión.
5. Ema Wolf. Selección de relatos. Disponible en http://www.cervantesvirtual.com/portales/ema_wolf/su_obra_catalogo/

Método de ensino

Actividades indutivas e dedutivas, formais e comunicativas, centradas numa ou várias actividades da língua(expressão, compreensão, interacção e mediação), tendo sempre em conta as necessidades dos alunos, favorecendoa integração de competências, a reflexão intercultural, a aprendizagem autónoma e o uso dos recursos digitais.
Regime de avaliação contínua. Duas provas individuais escritas e presenciais; apresentações orais e trabalhos escritos. Será avaliada a competência comunicativa do utilizador, a correcção formal e a adequação, o uso de estratégias de aprendizagem, os conhecimentos sobre aspectos socioculturais do âmbito hispânico e a capacidade de reflexão crítica cultural.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Composições escritas(20%), Expressão oral e interação oral na aula(20%), Frequência / Teste escrito(40%), Prova de leitura: comentário de uma leitura extensiva(20%)

Conteúdo

1. A expressão de informações pessoais, incluindo preferências e planos para o futuro imediato.
2. Pronomes pessoais, substantivos e adjectivos.
3.Formas e usos do presente, do infinitivo e do gerúndio.
4. A narração no presente.
5. Diferenças de registo: formal, informal.
6. Bases de fonética e prosódia do espanhol europeu.
7. Léxico básico para situações de interacção pessoal e social.
8. Fraseologia elementar para acções quotidianas.
9. Ortografia básica.
10. Introdução ao Espanhol nos meios de comunicação, Internet, TV e imprensa.