Alemão B2.3

Objetivos

Alcançar o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (utilizador independente).
a) É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindodiscussões técnicas na sua área de especialidade.
b) É capaz de participar ativamente numa discussão em quase qualquer situação e consegue justificar e defender osseus pontos de vista.
c) É capaz de apresentar informações num ensaio ou relatório ou pode apresentar com rigor argumentos e contra-argumentos a favor ou contra um determinado ponto de vista.
d) É capaz de escrever cartas mais longas, explicando o significado pessoal dos acontecimentos e contando experiências pessoais.

Caracterização geral

Código

711101084

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Celeste de Sousa Machado

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Alemão

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Klotz, V.; Merkelbach, M.(2018). Fokus Deutsch. Erfolgreich in Alltag und Beruf. B2 Kurs- und Übungsbuch. 2. Aufl.Berlin: Cornelsen
  • Buscha, A.; Szita, S.; Raven, S. (2013). C Grammatik. Übungsgrammatik Deutsch als Fremdsprache. Leipzig: Schubert
  • Wahrig-Burfeind, Dr. R.(2008). Wahrig Großwörterbuch Deutsch als Fremdsprache. Gütersloh/München: Wissen Media,und Berlin: Cornelsen
  • Jin, F.; Voß, U. (2017). Grammatik aktiv. Üben, Hören, Sprechen. B2/C1. Deutsch als Fremdsprache B2-C1. Berlin:Cornelsen.
  • Luscher, R. (2020). Landeskunde Deutschland. Politik - Wirtschaft - Kultur. Deutsch als Fremdsprache B2 - C2.München: Verlag für Deutsch

Método de ensino

Aulas práticas: 100%
Método comunicativo visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma. Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da diversidade cultural. Realização de tarefas que façam apelo às competências linguísticas e extra-linguísticas.

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

  • Treino da compreensão oral através de material audiovisual e da comunicação na sala da aula.
  • Leitura de textos mais complexos com estratégias adequadas
  • Treinar a expressão oral em discussões e apresentações; argumentação para a defesa de pontos de vista.
  • Redigir textos argumentativos e cartas formais.
  • O treino das competências foca temas culturais e da atualidade dos países de língua alemã e da interculturalidade