Francês A1

Objetivos

Alcançar o Nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador elementar)
Os estudantes serão capazes de:
1. compreender globalmente documentos orais autênticos, curtos e muito simples relativos a assuntos familiares,reconhecendo palavras e expressões de uso corrente
2. compreender globalmente textos escritos simples relativos a assuntos familiares (avisos, cartazes ou folhetos),identificando palavras e expressões de uso corrente
3. produzir frases muito simples e curtas relativas a assuntos familiares, assim como interagir oralmente sobreassuntos conhecidos ou relativos a áreas de necessidade imediata.
4. produzir textos escritos curtos e muito simples (escrever um postal, preencher uma ficha)
5. Desenvolver as competências linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas necessárias para a realização dasdiferentes tarefas comunicativas do nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência
6. Adquirir conhecimentos acerca das culturas francófonas, numa perspectiva intercultural.

Caracterização geral

Código

711111122

Créditos

6.0

Professor responsável

Âzar Babasafari Renani, Jean-Pierre Antoine Leger

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Francês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Chahi, F. et alii (2018). Défi 1, niveau A1. Paris: EMDL.
  • Caquineau-Gündüz, M.-P. (2005). Les exercices de grammaire, niveau A1. Paris: Hachette.
  • Miquel, C. (2018). Communication progressive du français A1. Paris: Clé International.
  • Miquel, C. (2017). Vocabulaire progressif du français, nouvelle édition. Paris: Clé International.
  • Miquel, C. (2005). Grammaire en dialogues (débutant). Paris: Clé International.

Método de ensino

Método comunicativo conjugado com a perspetiva acional, visando a estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da diversidade cultural.
Realização de tarefas que implicam as competências comunicativas.
Recurso frequente às novas tecnologias.
Ensino presencial.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - 2 provas escritas (60%) + 1 prova oral (20%)(80%), participação activa nas aulas (10%) + TPC (10%)(20%)

Conteúdo

As aulas abordam temáticas diversificadas relativas ao quotidiano (a família, o corpo, o tempo livre, os meios de transporte) e apresentam atividades de :

1. Receção escrita e oral a partir de documentos (semi)autênticos
2. Interação oral : simulação de situações de comunicação oral autêntica
3. Produção escrita e oral, com um enfoque particular sobre os textos descritivos e dialogais.
4. Aquisição da gramática e do léxico necessários para a realização das diferentes tarefas comunicativas (artigos, morfologia em gênero e em número, pronomes sujeitos, adjetivos possessivos e demonstrativos, advérbios, conjugação dos verbos mais comuns no indicativo presente, noção de tempo e lugar, frase afirmativa, negativa e interrogativa).