Francês A2.1

Objetivos

Alcançar em parte o Nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador elementar).
Os estudantes serão em parte capazes de:
1. compreender globalmente frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata(p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante, emprego).
2. comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e directa sobreassuntos que lhe são familiares e habituais.
3. descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.
4. iniciar o desenvolvimento das competências linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas necessárias para a realização das diferentes tarefas comunicativas do nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência;
5. adquirir conhecimentos acerca das culturas francófonas, numa perspectiva intercultural.

Caracterização geral

Código

711111123

Créditos

6.0

Professor responsável

Jean-Pierre Antoine Leger

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Francês

Pré-requisitos

Pré-requisitos: Francês A1.

Bibliografia

  • Biras, P. et alii (2018). Défi 2, niveau A2. Paris: EMDL (unidades 1 a 4).
  • Caquineau-Gündüz, M.-P. (2005). Les exercices de grammaire, niveau A2. Paris: Hachette.
  • Miquel, C. (2018). Communication progressive du français, niveau intermédiaire (A2/B1). Paris: Clé International

Método de ensino

Método comunicativo conjugado com a perspetiva acional, visando a estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da diversidade cultural.
Realização de tarefas que implicam as competências comunicativas.
Recurso frequente às novas tecnologias.
Ensino presencial.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - 2 provas escritas (60%) + 1 prova oral (20%)(80%), Participação activa nas aulas (10%) + TPC (10%)(20%)

Conteúdo

As aulas abordam temáticas diversificadas relativas ao quotidiano (consumo, saúde, alimentação, desporto) e apresentam atividades de:
1. Receção escrita e oral a partir de documentos (semi)autênticos (pequenos artigos da imprensa, reportagens televisivas curtas, gravações áudio e vídeo, etc.)
2. Interação oral: simulação de situações de comunicação oral autêntica
3. Produção escrita e oral, com um enfoque particular sobre os textos descritivos, narrativos e dialogais.
4. Aquisição da gramática e do léxico necessários para a realização das diferentes tarefas comunicativas (pronomes pessoais COI, COD, relativos e demonstrativos, conjugação no passé composé, futur proche e imperativo, descrição e comparação).