Francês A2.2
Objetivos
Alcançar plenamente o Nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador elementar).
Os estudantes serão plenamente capazes de:
1. compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.:informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante, emprego);
2. comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e directa sobreassuntos que lhe são familiares e habituais;
3. descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas;
4. consolidar as competências linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas necessárias para a realização das diferentes tarefas comunicativas do nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência;
5. adquirir conhecimentos acerca das culturas francófonas, numa perspectiva intercultural.
Caracterização geral
Código
711111124
Créditos
6.0
Professor responsável
Âzar Babasafari Renani, Cristina Clemente Monteiro
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Francês
Pré-requisitos
Pré-requisitos: Francês A2.1
Bibliografia
- Biras, P. et alii (2018). Défi 2, niveau A2. Paris: EMDL (unidades 5 a 8).
- Caquineau-Gündüz, M.-P. (2005). Les exercices de grammaire, niveau A2. Paris: Hachette.
- Sirejois, E. (2015). Communication en dialogues, niveau intermédiaire (A2/B1). Paris: Clé International.
Método de ensino
Método comunicativo conjugado com a perspetiva acional, visando a estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da diversidade cultural.
Realização de tarefas que implicam as competências comunicativas.
Recurso frequente às novas tecnologias.
Ensino presencial.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - 2 provas escritas (60%) + 1 prova oral (20%)(80%), Participação activa nas aulas (10%) + TPC (10%)(20%)
Conteúdo
As aulas abordam temáticas diversificadas relativas ao quotidiano (sistema educativo, mundo do trabalho, arquitetura, viagens) e apresentam atividades de:
1. receção escrita e oral a partir de documentos autênticos (pequenos artigos da imprensa, reportagens televisivas curtas, gravações áudio e vídeo, etc.).
2. interação oral: simulação de situações de comunicação oral autêntica.
3. produção escrita e oral, com um enfoque particular sobre os textos descritivos, narrativos e dialogais.
4. aquisição e consolidação da gramática e do léxico necessários para a realização das diferentes tarefas comunicativas (conjugação dos principais verbos no indicativo imperfeito, futuro simples e no condicional presente, expressão do desejo/vontade, da condição e da duração).
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: