Francês B1.1

Objetivos

Alcançar em parte o Nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador independente)
Os estudantes serão em parte capazes de:
1. compreender globalmente vários tipos de documentos orais autênticos relativos a assuntos familiares, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada.
2. compreender globalmente textos escritos diversos relativos a assuntos familiares.
3. produzir discursos orais simples e relativamente coerentes (a partir de assuntos familiares) comunicando experiências, sentimentos e opiniões pessoais, assim como interagir oralmente nas mesmas situações.
4. produzir textos escritos simples e relativamente coerentes (a partir de assuntos familiares), comunicando experiências, sentimentos e opiniões pessoais.
5. iniciar o desenvolvimento das competências linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas necessárias para a realização das diferentes tarefas comunicativas do nível B1 do QECR.
6. adquirir conhecimentos acerca das culturas francófonas, numa perspectiva intercultural.

Caracterização geral

Código

711111125

Créditos

6.0

Professor responsável

Cristina Clemente Monteiro

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Francês

Pré-requisitos

Pré-requisitos: Francês A2.2

Bibliografia

  • Avanzi, A. et alii (2016). Entre Nous 3. Paris, Ed. Maison des Langues (unidades 1 a 4).
  • Caquineau-Gündüz, M.-P. (2005). Les exercices de grammaire, niveau B1. Paris: Hachette.
  • Rey-Debove, J. (2002). Dictionnaire du Français. Paris: Le Robert - Clé International.
  • Ancion, N. (2014). La cravate de Simenon. Paris : Didier.
  • Atividades diversas provenientes dos sítios TV5 (http://www.tv5.org/cms/chaine-francophone/lf/p-26292-Langue-francaise.htm) e RFI (https://savoirs.rfi.fr/fr/apprendre-enseigner)

Método de ensino

Método comunicativo conjugado com a perspetiva acional, visando a estimular a interação e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor perceção da diversidade cultural.
Realização de tarefas que implicam as competências comunicativas.
Recurso frequente às novas tecnologias.
Ensino presencial.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - 2 provas escritas (60%) + 1 prova oral (20%)(80%), Participação ativa nas aulas (10%) + TPC (10%)(20%)

Conteúdo

As aulas abordam temáticas diversificadas relativas ao quotidiano (a televisão, os reality-shows, a importância da imagem, o turismo, as férias, o teatro, as atividades culturais, o mundo da música, a ecologia, etc.) e apresentam atividades de :
1. Receção escrita e oral a partir de documentos autênticos (obra literária, artigos da imprensa, reportagens televisivas).
2. Interação oral: simulação de situações de comunicação oral autêntica.
3. Produção escrita e oral de diferentes tipos textuais (descritivo, narrativo, explicativo, argumentativo e dialogal) comum enfoque particular sobre os textos explicativos.
4. Aquisição da gramática e do léxico necessários para a realização das diferentes tarefas comunicativas (tempos do passado, condicional, conjuntivo, acordo do particípio passado, gerúndio, pronomes possessivos, pronomes complementos, preposições de lugar, formação dos advérbios, registos de língua, frases hipotéticas, conectores lógicos (tempo, causa, condição), entoação).