Francês B1.2

Objetivos

Alcançar plenamente o Nível B1 do Quadro de Referência Europeu Comum de Referência (utilizador independente):
Os estudantes serão plenamente capazes de:
1. compreender globalmente vários tipos de documentos orais autênticos;
2. compreender globalmente textos escritos diversos;
3. produzir discursos orais simples e coerentes (a partir de assuntos do quotidiano), comunicando opiniões pessoaise sentimentos assim como interagir oralmente nas mesmas situações;
4. produzir textos escritos simples e coerentes (a partir de assuntos do quotidiano), comunicando opiniões pessoais e sentimentos;
5. consolidar as competências linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas necessárias para a realização das diferentes tarefas comunicativas do nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência;
6. adquirir conhecimentos acerca das culturas francófonas, numa perspetiva inter e multicultural.

Caracterização geral

Código

711111126

Créditos

6.0

Professor responsável

Cristina Clemente Monteiro

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Francês

Pré-requisitos

Pré-requisitos: B1.1

Bibliografia

  • Avanzi, A. et alii (2016). Entre Nous 3. Paris, Ed. Maison des Langues (unidades 5 a 8).
  • Caquineau-Gündüz, M.-P. (2005). Les exercices de grammaire, niveau B1. Paris: Hachette.
  • Rey-Debove, J. (2002). Dictionnaire du Français. Paris: Le Robert - Clé International.
  • Khadra, Y. (2006). L´attentat. Paris : Pocket.
  • Atividades diversas provenientes dos sítios TV5 (http://www.tv5.org/cms/chaine-francophone/lf/p-26292-Langue-francaise.htm) e RFI (https://savoirs.rfi.fr/fr/apprendre-enseigner)

Método de ensino

Método comunicativo conjugado com a perspetiva acional, visando a estimular a interação e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor perceção da diversidade cultural.
Realização de tarefas que implicam as competências comunicativas.
Recurso frequente às novas tecnologias.
Ensino presencial.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - 2 provas escritas (60%) + 1 prova oral (20%)(80%), Participação ativa nas aulas (10%) + TPC (10%)(20%)

Conteúdo

As aulas abordam temáticas diversificadas tais como publicidade, redes sociais, cinema, educação, médias eapresentam:
1. Atividades de receção escrita e oral a partir de documentos autênticos (artigos da imprensa, reportagenstelevisivas, gravações áudio e vídeo, etc.)
2. Atividades de interação oral: simulação de debates e de outras situações de comunicação oral autêntica.
3. Atividades de produção escrita e oral dos diferentes tipos textuais (descritivo, narrativo, explicativo, argumentativoe dialogal), com enfoque particular na argumentação.
4. Atividades diversas para a consolidação da gramática e do léxico necessários para a realização das diferentes tarefas comunicativas (nível B1 do QECR) tais como verbos impessoais, dupla pronominalização, pronomes relativos "dont" e "en", expressões de quantidade, discurso indireto com verbos introdutores no presente e no passado, concessão, nominalização, o modo passivo.