Francês C1.1

Objetivos

Alcançar em parte o nível C1 do Quadro de Referência Europeu Comum de Referência (utilizador experiente).
Os estudantes serão em parte capazes de:
1. compreender uma larga gama de documentos – escritos e orais - longos e complexos de diversos tipos discursivos;
2. decodificar as referências implícitas contidas em documentos vários;
3. produzir oralmente mensagens complexas, usando a língua com eficácia;
4. produzir textos escritos argumentados, nomeadamente de cariz académico.
5. iniciar o desenvolvimento das competências linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas necessárias para a realização das diferentes tarefas comunicativas do nível C1 do QECR
6. adquirir conhecimentos acerca das culturas francófonas, numa perspetiva intercultural.

Caracterização geral

Código

711111129

Créditos

6.0

Professor responsável

Jean-Pierre Antoine Leger

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Francês

Pré-requisitos

Pré-requisitos: Francês B2.2

Bibliografia

  • Capelle, G. (2016). Communiquer à l'écrit - niveau perfectionnement. Paris: Clé International.
  • Causa, M. et alii (2009). Production écrite - niveaux C1 / C2 du Cadre européen de référence. Paris: Didier.
  • Chapiro, L. et alii (2017). Le DALF 100% réussite C1/C2. Paris: Didier.
  • Dollez, C. et alii (2010). Alter Ego C1. Paris: Hachette-FLE (unité 1 à 4)
  • Queneau, R. (1947). Exercices de style. Paris: Gallimard.

Método de ensino

Método comunicativo conjugado com a perspetiva acional, visando estimular a interação e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor perceção da diversidade cultural.
Realização de tarefas que implicam as competências comunicativas.
Recurso frequente às novas tecnologias. Ensino presencial.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - 1 prova oral(30%), 2 provas escritas(50%), Trabalhos de casa/participação ativa nas aulas(20%)

Conteúdo

1. Atividades de compreensão oral e escrita;
2. Atividades de produção oral (debate, exposição):
apresentação oral de um livro de língua francesa contemporânea e debate sobre os temas abordados;
3. Atividades de produção escrita: redação de cartas formais, resumos, "commentaires critiques", sínteses de documentos e dissertações, atividades de escrita criativa;
4. temas abordados: diferentes registos da língua francesa, expressões idiomáticas e provérbios, voto obrigatório, currículo anônimo (a favor ou contra), discriminação, clonagem, hábitos alimentares (alimentos orgânicos, veganismo, etc.), aquecimento global, ser feliz no trabalho, etc.