Inglês B2.1

Objetivos

O aluno deve:

a) começar a atuar ao nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador intermédio).

b)começar a mostrar consciência intercultural e desenvolver o conhecimento da relação cultura/língua.

c) exprimir-se deforma bastante fluente e espontânea para fins sociais, académicos e profissionais, poder participar de forma bastante ativa nas discussões (mediação – QECR-CV) sobre temas familiares e apresentar descrições bastante claras e detalhadas sobre temas de interesse pessoal (descritor de fala alargado de acordo com os descritores B2).

d) revelar compreensão razoável de um leque de textos intermédios, incluindo textos factuais, literários e especializados e começar a olhar para distinções de estilo.

e) produzir textos escritos razoavelmente claros e bem estruturados sobre temas do dia-a-dia, começando a utilizar padrões organizacionais, conectores e dispositivos coesos e para demonstrar a sua consciência do registo formal/informal.

Caracterização geral

Código

711121061

Créditos

6.0

Professor responsável

Sheila Brannigan, David Swartz, Raquel Campos Ferreira da Silva, Julie Parker Mason

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press;


Cottrell S, (2005), Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument. Palgrave;


Gairns, R. & Redman, S. (2009) Oxford Word Skills Advanced. Oxford University Press


McCarthy, M. & O’Dell, F. (2006) English Vocabulary in Use Advanced (with CD) Cambridge University Press


Vince, M. & French, A. (2011) IELTS Language Practice: English Grammar and Vocabulary. Macmillan

Método de ensino

O curso emprega uma abordagem centrada no aluno e metodologia baseada em tarefas, com a ajuda de textos autênticos e recursos digitais. A discussão é um elemento-chave, muitas vezes precedida pela leitura ou audição e/ou análise e acompanhada por trabalho escrito/investigação contínuo por parte dos estudantes. Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em tarefas, que procuram estimular a interação e promover a aprendizagem cada vez mais autónoma, girando em torno de uma série de tópicos. As tarefas baseadas em competências requerem competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para alargar o conhecimento gramatical e lexical.

Método de avaliação

 


Textos escritos 50%


Trabalhos orais e participação activa nas aulas (que também inclui assiduidade) 50%


 


 

Conteúdo


Programa:


O curso aborda temas sociais e culturais atuais e em curso  com as tarefas de aprendizagem seguintes:


Escrita - cartas formais, ensaios e narrativas


Fala - competências de apresentação, conversa, pronúncia


Competência intercultural


Lexis - colocações, dispositivos coesos, expressões idiomáticas, frases substantivas, dispositivos retóricos


Gramática - conforme necessário


Edição/revisão - identificar e corrigir erros.


Métodos de Ensino:


O curso emprega uma abordagem centrada no aluno e metodologia baseada em tarefas, com a ajuda de textos autênticos e recursos digitais. A discussão é um elemento-chave, muitas vezes precedida pela leitura ou audição e/ou análise e acompanhada por trabalho escrito/investigação contínuo por parte dos estudantes. Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em tarefas, que procuram estimular a interação e promover a aprendizagem cada vez mais autónoma, girando em torno de uma série de tópicos. As tarefas baseadas em competências requerem competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para alargar o conhecimento gramatical e lexical.