Inglês B2.2

Objetivos

O aluno é capaz de:

a) ter um desempenho geral sistemático ao nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência (usuário intermediário) e acima, a fim de se preparar para o nível C1

b)mostrar algum conhecimento intercultural e algum conhecimento da relação cultura / idioma

c)expressar-se com alguma fluência e espontaneidade para fins sociais, académicos e profissionais, podendo participar ativamente em discussões (mediação - QECR-CV) sobre uma variedade de tópicos e pode apresentar uma descrição clara e detalhada sobre tópicos de interesse atual (conforme o estipulado no QECR B2)¸

d) compreender uma variedade de textos nível intermédio + inclusive textos factuais, literários e especializados, e saber apreciar as diferenças de estilos;

e) escrever textos claros e bem estruturados sobre uma variedade de assuntos utilizando linguagem coesa e coerente e mostrar capacidade de controlar o registo formal / informal.

Caracterização geral

Código

711121062

Créditos

6.0

Professor responsável

Sheila Brannigan, David Swartz, Raquel Campos Ferreira da Silva, Julie Parker Mason

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press


Cottrell S, (2005), Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument. Palgrave


Gairns, R. & Redman, S. (2009) Oxford Word Skills Advanced. Oxford University Press


McCarthy, M. & O’Dell, F. (2006) English Vocabulary in Use Advanced (with CD) Cambridge University Press


Vince, M. & French, A. (2011) IELTS Language Practice: English Grammar and Vocabulary. Macmillan

Método de ensino


O curso emprega uma abordagem centrada no aluno e metodologia baseada em tarefas, com a ajuda de textos autênticos e recursos digitais. A discussão é um elemento-chave, muitas vezes precedida pela leitura ou audição e/ou análise e acompanhada por trabalho escrito/investigação contínuo por parte dos estudantes. Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em tarefas, que procuram estimular a interação e promover a aprendizagem cada vez mais autónoma, girando em torno de uma série de tópicos. As tarefas baseadas em competências requerem competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para alargar o conhecimento gramatical e lexical.




 




 




 




 


Método de avaliação

Textos escritos 50%
Trabalhos orais e participação activa nas aulas (que também inclui assiduidade) 50%

Conteúdo


 




O curso aborda temas sociais e culturais atuais e em curso  com as tarefas de aprendizagem seguintes:




 Escrita - cartas formais, ensaios e narrativas




Fala - competências de apresentação, conversa, pronúncia




Competência intercultural 




Lexis - colocações, dispositivos coesos, expressões idiomáticas, frases substantivas, dispositivos retóricos




Gramática - conforme necessário




Edição/revisão - identificar e corrigir erros.