Inglês B2.2
Objetivos
O aluno é capaz de:
a) ter um desempenho geral sistemático ao nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência (usuário intermediário) e acima, a fim de se preparar para o nível C1
b)mostrar algum conhecimento intercultural e algum conhecimento da relação cultura / idioma
c)expressar-se com alguma fluência e espontaneidade para fins sociais, académicos e profissionais, podendo participar ativamente em discussões (mediação - QECR-CV) sobre uma variedade de tópicos e pode apresentar uma descrição clara e detalhada sobre tópicos de interesse atual (conforme o estipulado no QECR B2)¸
d) compreender uma variedade de textos nível intermédio + inclusive textos factuais, literários e especializados, e saber apreciar as diferenças de estilos;
e) escrever textos claros e bem estruturados sobre uma variedade de assuntos utilizando linguagem coesa e coerente e mostrar capacidade de controlar o registo formal / informal.
Caracterização geral
Código
711121062
Créditos
6.0
Professor responsável
Sheila Brannigan, David Swartz, Raquel Campos Ferreira da Silva, Julie Parker Mason
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press
Cottrell S, (2005), Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument. Palgrave
Gairns, R. & Redman, S. (2009) Oxford Word Skills Advanced. Oxford University Press
McCarthy, M. & O’Dell, F. (2006) English Vocabulary in Use Advanced (with CD) Cambridge University Press
Vince, M. & French, A. (2011) IELTS Language Practice: English Grammar and Vocabulary. Macmillan
Método de ensino
O curso emprega uma abordagem centrada no aluno e metodologia baseada em tarefas, com a ajuda de textos autênticos e recursos digitais. A discussão é um elemento-chave, muitas vezes precedida pela leitura ou audição e/ou análise e acompanhada por trabalho escrito/investigação contínuo por parte dos estudantes. Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em tarefas, que procuram estimular a interação e promover a aprendizagem cada vez mais autónoma, girando em torno de uma série de tópicos. As tarefas baseadas em competências requerem competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para alargar o conhecimento gramatical e lexical.
Método de avaliação
Textos escritos 50%
Trabalhos orais e participação activa nas aulas (que também inclui assiduidade) 50%
Conteúdo
O curso aborda temas sociais e culturais atuais e em curso com as tarefas de aprendizagem seguintes:
Escrita - cartas formais, ensaios e narrativas
Fala - competências de apresentação, conversa, pronúncia
Competência intercultural
Lexis - colocações, dispositivos coesos, expressões idiomáticas, frases substantivas, dispositivos retóricos
Gramática - conforme necessário
Edição/revisão - identificar e corrigir erros.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: