Inglês C1.1

Objetivos

O aluno deve ser capaz de:
a) funcionar ao nível de C1 do Quadro Europeu Comum De Referência (utilizador proficiente)
b) desenvolver a consciência intercultural e aprofundar o conhecimento da relação cultura/língua
c) exprimir-se oralmente de forma espontânea e fluente para fins sociais, académicos e profissionais
d) compreender uma vasta gama de textos complexos, incluindo textos literários e não literários e textosespecializados, distinguindo estilos
e) produzir textos claros, bem estruturados e detalhados sobre temas complexos utilizando corretamente osmecanismos de organização, articulação e coesão textual
f) pesquisar o conteúdo dos textos a escrever utilizando a internet e recursos bibliográficos
g) manter, de forma consistente, um bom grau de exatidão gramatical e seleccionar um leque de termos para seexprimir sobre uma vasta gama de tópicos
h) ser responsável pela sua própria aprendizagem, sabendo desenvolver as competências que conduzam à autonomia.

Caracterização geral

Código

711121063

Créditos

6.0

Professor responsável

Zoe Jayne Taylor, Richard Denman Sidaway, Raquel Campos Ferreira da Silva, Eva Louise Kakoma

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Crowther, J. (2005). The Oxford Guide to British and American Culture. Oxford: Oxford University Press.
Foley, M. & Hill, D. (2003). Advanced Learner´s Grammar. Harlow: Longman.
McCarthy, M., & O´Dell, F. (2002) English Vocabulary in Use. Advanced. Cambridge: Cambridge University Press.
Learning Resources Portfolio. Portfólio de material reunido pelos docentes e englobando um vasto leque de textos que abordam acontecimentos actuais, temas do interesse comum dos alunos, oferecendo variedade estrutural no tipo de textos e géneros.

Método de ensino

Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de um série de temas. A discussão é um elemento chave, precedida pelo input escrito ou falado e/ou análise, e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e competências linguísticas e extralinguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente da internet e meios audiovisuais.

Método de avaliação

Textos escritos 50%
Trabalhos orais e participação activa nas aulas (que também inclui assiduidade) 50%

Conteúdo

Este curso aborda temas sociais e culturais de interesse. Um portfólio de recursos de aprendizagem , dicionários, umareferência gramatical e fontes de informação online constituem a base do curso. Isso permite a análise de uma gamade textos literários, culturais e jornalísticos. Programas online e de televisão e filmes são também usados para focarno estilo, conteúdo, uso da língua e competência intercultural. Tarefas de aprendizagem e avaliação oferecemoportunidades regulares para a expressão escrita e oral e para desenvolver competências e conhecimentos da língua.

  • Escrever - cartas formais, ensaios e narrativas
  • Competência intercultural - Discussão de referências culturais
  • Léxico - colocações, coesão textual, expressões idiomáticas, formação de substantivos, dispositivos retóricos
  • Gramática - artigos, revisão da frase verbal, preposições
  • Revisão de texto - identificação e correção de erros