Inglês C1.2
Objetivos
O aluno deve ser capaz de:
a) funcionar a um nível mais elevado de C1 do QECR
b) adquirir uma mais forte consciência intercultural e conhecimento mais profundo da relação cultura/língua¸
c) começar a reformular textos complexos em textos acessíveis alterando o género e registo e mantendo pontos relevantes para o público-alvo¸
d) começar a resumir textos / pensamentos complexos escritos ou auditivos coerentemente¸
e) se expressar com espontaneidade, fluência, poucos lapsos gramaticais/lexicais, bom grau de precisão gramatical; interagir em qualquer discussão com poucas limitações¸
f) começar a avaliar criticamente uma discussão / comentários online e expressar desacordo diplomaticamente; lidar apropriadamente com problemas de comunicação e questões culturais, efetivamente expressando suas ideias e opiniões¸
g) compreender uma longa exposição oral, com raras dificuldades¸
h) analisar e manipular o sistema gramatical da língua inglesa¸
i) mostrar autonomia acrescida
Caracterização geral
Código
711121064
Créditos
6.0
Professor responsável
Zoe Jayne Taylor, Richard Denman Sidaway, Raquel Campos Ferreira da Silva, Eva Louise Kakoma
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Learning Resources Portfolio:
A portfolio of learning resources provided by the teacher, entailing a wide range ofreading texts that reflect current events, themes of common interest to students, and offer a range of text types:
Carter,R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge: Cambridge University Press¸
Crowther, J. (2005)The Oxford Guide to British and American Culture. Oxford: Oxford University Press¸
Foley, M. & Hill, D. (2003) AdvancedLearner´s Grammar. Harlow: Longman.
McCarthy, M., & O´Dell, F. (2002) English Vocabulary in Use. Advanced.Cambridge: Cambridge University Pres¸Vince,
M. & French, A. (2011) IELTS Language Practice: English Grammar andVocabulary. Oxford: Macmillan
Método de ensino
Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em tarefas visando estimular a interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma, desenvolvida em torno de um série de temas. A discussão é um elemento chave, precedida pelo input escrito ou falado e/ou análise, e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos. As tarefas fazem apelo às capacidades e competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para aprofundar o conhecimento gramatical e lexical. Utilização frequente da internet e meios audiovisuais.
Método de avaliação
Textos escritos 50%; trabalhos orais e participação activa nas aulas (que inclui assiduidade) 50%
Conteúdo
O curso é centrado em temas de índole social, cultural e histórico, mas com flexibilidade para ir ao encontro dos interesses e necessidades dos alunos. Os principais temas são pertinentes para o tipo de aluno, o seu curso e os objetivos da U.C. e incluem os média (noticiários online e televisivos para identificar/descodificar referências culturais). Os temas conduzem à análise e desenvolvimento das seguintes competências e áreas: Escrever – resumos; textos narrativos/descritivos; textos discursivos, Falar – pronúncia; estratégias de conversação; técnicas de debate, Competência intercultural - identificação, descodificação e discussão de referências culturais, Léxico – formação de substantivos; verbos ‘multi-word’; colocações; ‘word families’, Gramática – revisão da frase verbal; pontuação; preposições; coesão e ‘discourse markers’, Revisão de textos – identificação e correcção de erros.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: