Inglês C1.3

Objetivos

a) funcionar a um grau muito elevado de C1 em preparação para C2.1 do QECR-CV
b) adquirir maior consciência intercultural e aprofundar o seu conhecimento da relação entre culturas
c) ser capaz de escrever textos de forma coerente, clara e bem estruturada num estilo apropriado, com elevado grau de precisão gramatical, demonstrando bom controlo de um leque alargado de itens lexicais
d) ser capaz de compreender textos escritos extensos, complexos e contemporâneos, tais como artigos de opinião sobre assuntos sociais e culturais, e artigos especializados
e) ser capaz de exprimir-se oralmente de forma espontânea e fluente, com elevado grau de precisão, e de interagir em qualquer discussão com poucas limitações
f) ser capaz de compreender uma longa exposição oral, mesmo sobre um tema mais complexo, com raras dificuldades
g) saber analisar e dominar o sistema gramatical da língua inglesa
h) ser responsável pela sua própria aprendizagem, sabendo desenvolver as competências que conduzem à autonomia.

Caracterização geral

Código

711121065

Créditos

6.0

Professor responsável

David Swartz, Julie Parker Mason, Eva Louise Kakoma

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press


Cottrell S, (2005), Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument. Palgrave


Gairns, R. & Redman, S. (2009) Oxford Word Skills Advanced. Oxford University Press


McCarthy, M. & O’Dell, F. (2006) English Vocabulary in Use Advanced (with CD) Cambridge University Press


Vince, M. & French, A. (2011) IELTS Language Practice: English Grammar and Vocabulary. Macmillan

Método de ensino

O curso emprega uma abordagem centrada no aluno e metodologia baseada em tarefas, com a ajuda de textos autênticos e recursos digitais. A discussão é um elemento-chave, muitas vezes precedida pela leitura ou audição e/ou análise e acompanhada por trabalho escrito/investigação contínuo por parte dos estudantes. Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em tarefas, que procuram estimular a interação e promover a aprendizagem cada vez mais autónoma, girando em torno de uma série de tópicos. As tarefas baseadas em competências requerem competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para alargar o conhecimento gramatical e lexical.

Método de avaliação

Textos escritos 50%
Trabalhos orais e participação activa nas aulas (que também inclui assiduidade) 50%

Conteúdo

O curso aborda temas sociais e culturais atuais e em curso com as tarefas de aprendizagem seguintes:


 Escrita - cartas formais, ensaios e narrativas


Fala - competências de apresentação, conversa, pronúncia


Competência intercultural


Lexis - colocações, dispositivos coesos, expressões idiomáticas, frases substantivas, dispositivos retóricos


Gramática – conforme necessário


Edição/revisão - identificar e corrigir erros.