Inglês C2.1
Objetivos
O aluno deve ser capaz de:
a) funcionar ao nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador experiente);
b) compreender o discurso oral com poucas dificuldades;
c) exprimir-se oralmente, de uma forma natural, idiomática, coloquial, espontânea e fluente, com poucos erros;
d) compreender uma grande variedade de textos escritos, complexos, contemporâneos, incluindo artigos académicos, textos especializados e obras de ficção;
e) escrever qualquer tipo de texto num estilo fluente, apropriado e de forma coerente e idiomática, com poucos erros;
f) aplicar a consciência intercultural, entender a relação cultura-língua e aprofundar o seu entendimento das variedades globais de Inglês;
g) analisar e controlar os sistemas da língua inglesa, utilizando-os eficazmente;
h) ser responsável pelas suas próprias estratégias de aprendizagem autónoma e pensamento crítico.
Caracterização geral
Código
711121066
Créditos
6.0
Professor responsável
David Swartz, Julie Parker Mason, Eva Louise Kakoma
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press
Cottrell S, (2005), Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument. Palgrave
Gairns, R. & Redman, S. (2009) Oxford Word Skills Advanced. Oxford University Press
McCarthy, M. & O’Dell, F. (2006) English Vocabulary in Use Advanced (with CD) Cambridge University Press
Vince, M. & French, A. (2011) IELTS Language Practice: English Grammar and Vocabulary. Macmillan
Método de ensino
O curso emprega uma abordagem centrada no aluno e metodologia baseada em tarefas, com a ajuda de textos autênticos e recursos digitais. A discussão é um elemento-chave, muitas vezes precedida pela leitura ou audição e/ou análise e acompanhada por trabalho escrito/investigação contínuo por parte dos estudantes. Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em tarefas, que procuram estimular a interação e promover a aprendizagem cada vez mais autónoma, girando em torno de uma série de tópicos. As tarefas baseadas em competências requerem competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para alargar o conhecimento gramatical e lexical.
Método de avaliação
Trabalhos orais e participação activa nas aulas (que também inclui assiduidade) 50%
Conteúdo
O curso aborda temas sociais e culturais atuais e em curso com as tarefas de aprendizagem seguintes:
Escrita - cartas formais, ensaios e narrativas
Fala - competências de apresentação, conversa, pronúncia
Competência intercultural
Lexis - colocações, dispositivos coesos, expressões idiomáticas, frases substantivas, dispositivos retóricos
Gramática – conforme necessário
Edição/revisão - identificar e corrigir erros.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: