Inglês C2.1

Objetivos

O aluno deve ser capaz de:
a)  funcionar ao nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador experiente);
b) compreender o discurso oral com poucas dificuldades;
c)  exprimir-se oralmente, de uma forma natural, idiomática, coloquial, espontânea e fluente, com poucos erros;
d)  compreender uma grande variedade de textos escritos, complexos, contemporâneos, incluindo artigos académicos, textos especializados e obras de ficção;
e)  escrever qualquer tipo de texto num estilo fluente, apropriado e de forma coerente e idiomática, com poucos erros;
f)   aplicar a consciência intercultural, entender a relação cultura-língua e aprofundar o seu entendimento das variedades globais de Inglês;
g)  analisar e controlar os sistemas da língua inglesa, utilizando-os eficazmente;
h)  ser responsável pelas suas próprias estratégias de aprendizagem autónoma e pensamento crítico.

Caracterização geral

Código

711121066

Créditos

6.0

Professor responsável

David Swartz, Julie Parker Mason, Eva Louise Kakoma

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press


Cottrell S, (2005), Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument. Palgrave


Gairns, R. & Redman, S. (2009) Oxford Word Skills Advanced. Oxford University Press


McCarthy, M. & O’Dell, F. (2006) English Vocabulary in Use Advanced (with CD) Cambridge University Press


Vince, M. & French, A. (2011) IELTS Language Practice: English Grammar and Vocabulary. Macmillan

Método de ensino

O curso emprega uma abordagem centrada no aluno e metodologia baseada em tarefas, com a ajuda de textos autênticos e recursos digitais. A discussão é um elemento-chave, muitas vezes precedida pela leitura ou audição e/ou análise e acompanhada por trabalho escrito/investigação contínuo por parte dos estudantes. Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em tarefas, que procuram estimular a interação e promover a aprendizagem cada vez mais autónoma, girando em torno de uma série de tópicos. As tarefas baseadas em competências requerem competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para alargar o conhecimento gramatical e lexical.

Método de avaliação

Textos escritos 50%
Trabalhos orais e participação activa nas aulas (que também inclui assiduidade) 50%

 

 

Conteúdo

O curso aborda temas sociais e culturais atuais e em curso com as tarefas de aprendizagem seguintes:


Escrita - cartas formais, ensaios e narrativas


Fala - competências de apresentação, conversa, pronúncia


Competência intercultural


Lexis - colocações, dispositivos coesos, expressões idiomáticas, frases substantivas, dispositivos retóricos


Gramática – conforme necessário


Edição/revisão - identificar e corrigir erros.