Inglês C2.2

Objetivos

Este curso, centrado no aluno, tem por objetivo desenvolver a sua competência linguística e comunicativa tal comodescrito no nível C2 do Quadro europeu comum de referência para as línguas (QECR):

  • Ser capaz de compreender sem dificuldade praticamente tudo o que lê ou ouve;
  • Ser capaz de reconstituir factos e argumentos de fontes diversas, escritas e orais, resumindo-as de forma coerente;
  • Ser capaz de se exprimir de forma espontânea, fluente e precisa e de distinguir pequenas diferenças de sentido;
  • Ser capaz de lidar de forma eficaz com a comunicação em espaços virtuais, ajustando a sua linguagem de formaadequada para comunicar efetivamente;
  • Ser capaz de saber utilizar estratégias comunicativas e um pensamento crítico na elaboração e edição de textosvariados;
  • Capacidade de ser responsável pela sua própria aprendizagem, sabendo desenvolver as competências que conduzam à autonomia.

Caracterização geral

Código

711121067

Créditos

6.0

Professor responsável

Sheila Brannigan, Zoe Jayne Taylor

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Learning Resources Portfolio. Portfolio de material reunido pelos docentes e englobando um vasto leque de textos que abordam acontecimentos actuais, temas do interesse comum dos alunos, oferecendo variedade estrutural no tipo de textos e géneros.


    Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press.
    Cottrell S, (2005), Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument. Palgrave.
    Gairns, R. & Redman, S. (2009) Oxford Word Skills Advanced. Oxford University Press.
    Gillet, A., Hammond, A. & Martala, M. (2009) Successful Academic Writing. Pearson Longman.
    Hewings, M. (2010) Cambridge Grammar for CAE and Proficiency. Cambridge University Press.
    Vince, M. & French, A. (2011) IELTS Language Practice: English Grammar and Vocabulary. Macmillan

Método de ensino

O curso desenvolve uma metodologia centrada nos alunos e baseada em tarefas, através de textos autênticos e recursos digitais. A discussão é um elemento chave, precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou análise, e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos.

Método de avaliação


Textos escritos 50%
Trabalhos orais e participação activa nas aulas (que também inclui assiduidade) 50%

Conteúdo

O curso é centrado em temas de índole social, cultural e actual. Os temas são selecionados de acordo com os interesses e objetivos dos alunos. Para tal analisam-se textos autênticos, orais e escritos, desenvolvendo em simultâneo as competências comunicativas. O programa é composto por actividades que têm como objectivo estimular o desenvolvimento de nível mestria, da consciencialização da língua e estratégias para uma aprendizagem autónoma.