Inglês C2.3
Objetivos
Este nível dá continuidade aos objetivos alcançados no precedente C2.2. Este curso, centrado no aluno, tem porobjetivo desenvolver a sua competência linguística e comunicativa tal como descrito no nível C2 do QECR:
- Ser capaz de compreender sem esforço praticamente tudo o que lê ou ouve;
- Ser capaz de reconstituir factos e argumentos de fontes diversas, escritas e orais, resumindo-as de forma altamentecoerente;
- Ser capaz de se exprimir de forma espontânea, fluente e precisa e de distinguir pequenas diferenças de sentidorelacionadas com assuntos complexos;
- Conseguir lidar de forma altamente eficaz com a comunicação em espaços virtuais, ajustando a sua linguagem deforma adequada para comunicar com competência;
- Ser capaz de saber utilizar estratégias comunicativas e pensamento crítico na elaboração e edição de textos variados;
- Capacidade de ser totalmente responsável pela sua própria aprendizagem, sabendo desenvolver as competências que conduzam à autonomia.
Caracterização geral
Código
711121068
Créditos
6.0
Professor responsável
Sheila Brannigan, Zoe Jayne Taylor
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Learning Resources Portfolio. Portfolio de material reunido pelos docentes e englobando um vasto leque de textos que abordam acontecimentos actuais, temas do interesse comum dos alunos, oferecendo variedade estrutural no tipo de textos e géneros.
Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press.
de Chazal, E. and Moore, J. Oxford EAP Advanced: A Course in English for Academic Purposes. Oxford UniversityPress.
Cottrell S, (2005), Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument. Palgrave.
Gillet, A., Hammond, A. & Martala, M. (2009) Successful Academic Writing. Pearson Longman.
Hewings, M. (2010) Cambridge Grammar for CAE and Proficiency. Cambridge University Press.
McCarthy, M. & O Dell, F. (2006) English Vocabulary in Use Advanced (with CD) Cambridge University Press.
Método de ensino
O curso desenvolve uma metodologia centrada no alunos e baseada em tarefas, através de textos autênticos e recursos digitais. A discussão é um elemento chave, precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou análise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos.
Método de avaliação
Textos escritos 50%
Trabalhos orais e participação activa nas aulas (que também inclui assiduidade) 50%
Conteúdo
O curso é centrado em temas de índole social, cultural e actual. Os temas são selecionados de acordo com os interesses e objetivos dos alunos. Para tal analisam-se textos autênticos, orais e escritos, desenvolvendo em simultâneo as competências comunicativas. O programa é composto por actividades que têm como objectivo estimular o desenvolvimento de domínio total, da consciencialização da língua e estratégias para uma aprendizagem autónoma.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: