Inglês C2.3

Objetivos

Este nível dá continuidade aos objetivos alcançados no precedente C2.2. Este curso, centrado no aluno, tem porobjetivo desenvolver a sua competência linguística e comunicativa tal como descrito no nível C2 do QECR:

  • Ser capaz de compreender sem esforço praticamente tudo o que lê ou ouve;
  • Ser capaz de reconstituir factos e argumentos de fontes diversas, escritas e orais, resumindo-as de forma altamentecoerente;
  • Ser capaz de se exprimir de forma espontânea, fluente e precisa e de distinguir pequenas diferenças de sentidorelacionadas com assuntos complexos;
  • Conseguir lidar de forma altamente eficaz com a comunicação em espaços virtuais, ajustando a sua linguagem deforma adequada para comunicar com competência;
  • Ser capaz de saber utilizar estratégias comunicativas e pensamento crítico na elaboração e edição de textos variados;
  • Capacidade de ser totalmente responsável pela sua própria aprendizagem, sabendo desenvolver as competências que conduzam à autonomia.

Caracterização geral

Código

711121068

Créditos

6.0

Professor responsável

Sheila Brannigan, Zoe Jayne Taylor

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Learning Resources Portfolio. Portfolio de material reunido pelos docentes e englobando um vasto leque de textos que abordam acontecimentos actuais, temas do interesse comum dos alunos, oferecendo variedade estrutural no tipo de textos e géneros.


   Carter, R. & McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press.
    de Chazal, E. and Moore, J. Oxford EAP Advanced: A Course in English for Academic Purposes. Oxford UniversityPress.
    Cottrell S, (2005), Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument. Palgrave.
    Gillet, A., Hammond, A. & Martala, M. (2009) Successful Academic Writing. Pearson Longman.
    Hewings, M. (2010) Cambridge Grammar for CAE and Proficiency. Cambridge University Press.
    McCarthy, M. & O Dell, F. (2006) English Vocabulary in Use Advanced (with CD) Cambridge University Press.


 

Método de ensino

O curso desenvolve uma metodologia centrada no alunos e baseada em tarefas, através de textos autênticos e recursos digitais. A discussão é um elemento chave, precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou análise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos.

Método de avaliação

Textos escritos 50%
Trabalhos orais e participação activa nas aulas (que também inclui assiduidade) 50%

Conteúdo

O curso é centrado em temas de índole social, cultural e actual. Os temas são selecionados de acordo com os interesses e objetivos dos alunos. Para tal analisam-se textos autênticos, orais e escritos, desenvolvendo em simultâneo as competências comunicativas. O programa é composto por actividades que têm como objectivo estimular o desenvolvimento de domínio total, da consciencialização da língua e estratégias para uma aprendizagem autónoma.