Inglês para Fins Profissionais
Objetivos
O aluno deve
a) ser capaz de escrever o seu próprio CV e resumo
b) saber como responder a um anúncio de emprego e a uma candidatura a cursos académicos/profissionais
c) ser capaz de lidar com entrevistas realizadas em inglês
d) saber como fazer uma apresentação profissional utilizando inglês
e) ser capaz de apresentar colegas e outras pessoas, saber do abordar apropriadamente outros profissionais
f) ser capaz de participar ativa, eficaz e apropriadamente em reuniões
g) desenvolver as competências necessárias para escrever com coerência e precisão textos ligados ao trabalho -relatórios, propostas, emails - utilizando o género e o registo apropriado e com um alto grau de correção linguística
h) ser sensível a e saber lidar com questões e situações interculturais
i) ser sensível a conceitos de inteligência emocional e liderança em contextos profissionais
j) ter consciência do uso do inglês como língua franca em contextos internacionais e/ou de L2
Caracterização geral
Código
711121069
Créditos
6.0
Professor responsável
Rima Jay Prakash
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Barrett, B., & Sharma, P. (2010). Networking in English. Oxford: Macmillan.
- Brieger, N. (2011). Business Writing B1-C2. London: Collins
- Cotton, D., Falvey, D. & Kent, S. (2010). Market Leader Upper Intermediate. Harlow: Pearson Longman
- Craven, M. (2008). Real Listening and Speaking 4. Cambridge: Cambridge University Press
- Downes, C. (2008). Cambridge English for Job Hunting. Cambridge: Cambridge University Press
- Emmerson, P. (2002). Business English Frameworks. Cambridge: Cambridge University Press
- Emmerson, P. (2003). Email English. Oxford: Macmillan
- Emmerson, P. (2006). Essential Business Grammar Builder. Oxford: Macmillan
- Goleman, D. (2005). Emotional Intelligence. Bantam
- Mascull, B. (2002). Business Vocabulary in Use. Cambridge: Cambridge University Press
- Williams, E. J. (2008). Presentations in English. Oxford: Macmillan
Método de ensino
O curso segue uma metodologia baseada em tarefas e resolução de problemas, centrando-se sobretudo nas competências de escrever e falar. Cada tema é precedido por discussão inicial em grupo, baseada na experiência pessoal além de leituras e/ou visualizações e pesquisa prévias. Seguem-se tarefas personalizadas, individuais ou em grupo em contextos relevantes. Os resultados das tarefas são sujeitos à revisão, correção e comentário pelo docente e pelos pares. Recorre-se frequentemente aos recursos tecnológicos.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - As avaliações escritas e orais corresponderão a 50% cada para a nota final. A avaliação escrita consiste em vários trabalhos feitos ao longo do curso e um trabalho final realizado na aula. Aavaliação oral consiste em entrevistas, role-plays e apresentações.(100%)
Conteúdo
O curso abrange as seguintes áreas:
- inglês no local de trabalho
- CVs e resumos; cartas/e-mails de apresentação; 'personal statements'; perfis públicos (LinkedIn entre outros)
- competências específicas para entrevistas de emprego e/ou 'assessment centres'; reuniões de avaliação de desempenho
- competências e técnicas de apresentação; apresentar em inglês; ler em voz alta e pronúncia; etiqueta e competências comportamentais em reuniões; questões de formalidade e adequação a diferentes circunstâncias
- textos escritos: relatórios, propostas, e-mails, questões de registo linguístico
- conceitos de inteligência emocional e liderança
- questões interculturais; o uso do inglês como 'língua franca'
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: