Espanhol C1.2
Objetivos
1. Completar o nível C1 do QECR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).
2. Desenvolver capacidades de aprendizagem com o objetivo de promover a autonomia. Investigar, reflectir e descrever sobre os diferentes aspectos da língua e cultura espanhola.
3. Comunicar oralmente e por escrito de forma espontânea e fluente, sem dificuldade em encontrar as expressões adequadas nos diferentes registos.
4. Apresentar os próprios pontos de vista com um alto grau de elaboração e formular ideias e opiniões com precisão.
5. Adequar o próprio discurso ao dos interlocutores.
6. Utilizar a língua de maneira flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais.
7. Apresentar descrições pormenorizadas sobre temas complexos articulando diferentes ideias e conceitos para chegar a uma conclusão apropriada.
8. Desenvolver de forma aprofundada a consciência intercultural e a relação língua-cultura(s).
Caracterização geral
Código
711111121
Créditos
6.0
Professor responsável
Coral Mateo Franquesa
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Espanhol
Pré-requisitos
Pré-requisitos: Ter completado os níveis anteriores (A1, A2, B1, B2 e C1.1).
Bibliografia
1. AA.VV. (2008). Dominio. Madrid: Edelsa.
2. AA.VV. (ed. impressa 2005). Diccionario panhispánico de dudas (http://www.rae.es/recursos/diccionarios/dpd)
3.Matte Bon, Francisco (2ª ed., 1995). Gramática comunicativa del español, 1 y 2. Madrid: Edelsa
4.AA.VV. (2012). El Cronómetro. Manual de preparación del DELE C1. Madrid: Edinumen
5. Allende, I. (2019). Largo pétalo de mar. Barcelona: Plaza & Janés.
Método de ensino
Actividades indutivas e dedutivas, formais e comunicativas, centradas numa ou várias actividades da língua (expressão, compreensão, interacção e mediação), tendo sempre em conta as necessidades dos alunos, favorecendo a integração de competências, a reflexão intercultural, a aprendizagem autónoma e o uso dos recursos digitais.
Regime de avaliação contínua. Duas provas individuais escritas e presenciais; apresentações orais e trabalhos escritos. Será avaliada a competência comunicativa do utilizador, a correcção formal e a adequação, o uso de estratégias de aprendizagem, os conhecimentos sobre aspectos socioculturais do âmbito hispânico e a capacidade de reflexão crítica cultural.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Composições escritas(20%), Expressão oral e interação oral na aula(20%), Frequência / Teste escrito(40%), Prova de leitura: comentário de uma leitura extensiva(20%)
Conteúdo
1. Competência textual e competência crítica: as diferentes tipologias e as suas características em relação à sua função. Textos informativos (notícia, crónica), de opinião (artigo de opinião, entrevistas, críticas), de comunicação(notas, e-mails, memorandos, faturas), entre outros.
2. Competência gramatical: orações comparativas e modais. Estilo indirecto. Formas não pessoais do verbo.Perífrases verbais e voz passiva.
3. Competência lexical: ampliação de vocabulário em variados registos,cultismos e expressões familiares e coloquiais.
4. Competência pragmática/funcional: dar opinião, expor pontos de vista, escrever diferentes artigos informativos e especializados.
5. Aprofundamento de saberes sobre comportamentos e convenções socioculturais do mundo hispânico.
6. Desenvolvimento de temas de actualidade, tais como: a eutanásia, o terrorismo, movimentos migratórios, medicina alternativa, entre outros.
7. Desenvolvimento de saberes e competências interculturais.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: