Espanhol A2

Objetivos

Atingir a competência comunicativa própria do nível A2 do QECR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).
1. Desenvolver capacidades básicas escritas e orais da língua espanhola que preparem para o nível B1.
2. Compreender e escrever textos básicos (cartas formais, resumos, composições) sobre temas do âmbito pessoal,profissional e académico.
3. Ser capaz de produzir breves discursos escritos/orais sobre temas actuais, com uma atitude de abertura ecuriosidade perante a diversidade cultural.
4. Identificar aspectos contrastivos da língua espanhola e portuguesa.
5. Adquirir conhecimentos básicos sobre as realidades histórica, política e linguística de Espanha.
6. Estimular a consciência intercultural e a relação língua-culturas.
7. Orientar a aprendizagem para a área das Línguas, Literaturas e Culturas e da Tradução.
8. Desenvolver a aprendizagem autónoma e a competência estratégica para facilitar o processo de aprendizagem.

Caracterização geral

Código

711111115

Créditos

6.0

Professor responsável

Coral Mateo Franquesa, Maria Nieves Lagunas Vila

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Espanhol

Pré-requisitos

Ter completado o nível A1.

Bibliografia

1. AAVV, (2017). Campus sur A1-B1. Libro del alumnno. Barcelona: Difusión.
2. Raya et al., (2011). Gramática Básica del Estudiante de Español. Edición Revisada y Ampliada. Barcelona: Difusión.
3. Diccionario on line de la Real Academia de la Lengua Española: www.rae.es.
4. Chamorro, C., et al., (2012). Todas las Voces. Curso de Cultura y Civilización (A1A2), Barcelona: Difusión.
5. Selección de cuentos de Alicia Morel. Centro virtual Cervantes.

Método de ensino

Actividades indutivas e dedutivas, formais e comunicativas, centradas numa ou várias actividades da língua(expressão, compreensão, interacção e mediação), tendo sempre em conta as necessidades dos alunos, favorecendoa integração de competências, a reflexão intercultural, a aprendizagem autónoma e o uso dos recursos digitais.
Regime de avaliação contínua. Duas provas individuais escritas e presenciais; apresentações orais e trabalhos escritos. Será avaliada a competência comunicativa do utilizador, a correcção formal e a adequação, o uso de estratégias de aprendizagem, os conhecimentos sobre aspectos socioculturais do âmbito hispânico e a capacidade de reflexão crítica cultural.

Método de avaliação

Regime de avaliação continua. Duas provas individuais escritas e presenciais; apresentações orais e trabalhos escritos. Será avaliada a competência comunicativa do utilizador, a correcção formal e a adequação, o uso de estratégias de aprendizagem, os conhecimentos sobre aspectos socioculturais do âmbito hispânico e a capacidade de reflexão crítica cultural.


Elementos de avaliação:
-Expressão oral e interação oral na aula (15%).
-Composições escritas (15%)
-Prova de leitura: comentário de uma obra (leitura extensiva) (20%).
-Frequência: teste de conteúdos linguísticos, semânticos, léxicos e culturais (50%).

Conteúdo

1. A expressão de informações pessoais básicas, laborais e académicas, incluindo experiências do passado e planos para o futuro imediato.
2. Colocação de pronomes pessoais. Substantivos, adjectivos, organizadores discursivos e marcadores temporais do passado.
3. Formas e usos básicos dos principais tempos verbais do passado, do imperativo e do conjuntivo.
4. A narração no passado e a expressão de instruções e valorações.
5. Diferenças de registo: formal, informal.
6. Bases de fonética e prosódia do Espanhol Europeu.
7. Léxico básico para situações de interacção pessoal e social.
8. Fraseologia elementar para acções quotidianas.
9. Ortografia básica.
10. Introdução ao Espanhol nos meios de comunicação, Internet, TV, imprensa.