Espanhol C1.1

Objetivos

  1. Atingir o nível C1 do QECR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).
  2. Consolidar a aprendizagem com o objetivo de promover a autonomia. Investigar, reflectir e descrever sobre osdiferentes aspectos da língua espanhola.
  3. Comunicar oralmente e por escrito de forma espontânea e fluente, sem dificuldade em encontrar as expressões adequadas nos vários registros.
  4. Perceber os discursos dos outros, apresentar os próprios pontos de vista com um alto grau de elaboração e formular ideias e opiniões com precisão.
  5. Adequar o próprio discurso ao dos interlocutores.
  6. Utilizar a língua de maneira flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais.
  7. Apresentar descrições pormenorizadas sobre temas complexos articulando diferentes ideias e conceitos parachegar a uma conclusão apropriada.
  8. Desenvolver de forma aprofundada a consciência intercultural e a relação língua-cultura(s).

Caracterização geral

Código

711111120

Créditos

6.0

Professor responsável

Coral Mateo Franquesa

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Espanhol

Pré-requisitos

Pré-requisitos: Ter completado os níveis anteriores (A1, A2, B1 e B2).

Bibliografia

1. AA.VV. (2008). Dominio. Madrid: Edelsa.
2. AA.VV. (ed. impressa 2005). Diccionario panhispánico de dudas (http://www.rae.es/recursos/diccionarios/dpd)
3.Matte Bon, Francisco (2ª ed., 1995). Gramática comunicativa del español, 1 y 2. Madrid: Edelsa
4.AA.VV. (2012). El Cronómetro. Manual de preparación del DELE C1. Madrid: Edinumen
5. Pérez-Reverte, A. (1995). La piel del tambor. Madrid: Alfaguara.

Método de ensino

Actividades indutivas e dedutivas, formais e comunicativas, centradas numa ou várias actividades da língua (expressão, compreensão, interacção e mediação), tendo sempre em conta as necessidades dos alunos, favorecendo a integração de competências, a reflexão intercultural, a aprendizagem autónoma e o uso dos recursos digitais.
Regime de avaliação contínua. Duas provas individuais escritas e presenciais; apresentações orais e trabalhos escritos. Será avaliada a competência comunicativa do utilizador, a correcção formal e a adequação, o uso de estratégias de aprendizagem, os conhecimentos sobre aspectos socioculturais do âmbito hispânico e a capacidade de reflexão crítica cultural.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Composições escritas(20%), Expressão oral e interação oral na aula(20%), Frequência / Teste escrito(40%), Prova de leitura: comentário de uma leitura extensiva(20%)

Conteúdo

1. Competência textual e competência crítica: as diferentes tipologias textuais e as suas características em relação à sua função. Textos informativos (notícia, crónica), de opinião (artigo de opinião, entrevistas, crítica), de comunicação (notas, e-mails, memorandos, faturas), entre outros.
2. Competência gramatical: orações substantivas, causais, consecutivas, temporais e condicionais. Pronomesrelativos.
3. Competência lexical: ampliação de vocabulário em todos os registos e nos diferentes textos, dos cultismos àsexpressões familiares e coloquiais.
4. Competência pragmática/funcional: dar opinião,expor pontos de vista, redigir um relatório e narrar uma experiência.
5. Aprofundamento de saberes sobre comportamentos e convenções socioculturais do mundo hispânico.
6. Desenvolvimento de temas de actualidade, tais como: a moda, o clima, a clonagem, os conflitos entre sexos e gerações, entre outros.
7. Desenvolvimento de saberes e competências interculturais.