Espanhol B1.2
Objetivos
Atingir o nível B1 do Quadro Europeu de Referência.
1. Recolher as ideias principais e localizar detalhes específicos em textos variados sobre temas diversos.
2. Escrever textos simples e bem estruturados sobre temas correntes ou de interesse pessoal, profissional eacadémico.
3. Trocar e comprovar informação, opiniões e argumentos de forma simples e coerente. Participar em conversaçõesimprovisadas expressando sentimentos, crenças, mostrando concordância e contradição.
4. Tomar consciência dos próprios erros e dos erros mais persistentes, e das diferenças entre ambas as línguas.
5. Desenvolver conhecimentos sobre as problemáticas contemporâneas de Espanha e da Améroca Latin de forma aestimular o pensamento crítico.
6. Ser capaz de relacionar a cultura de origem com as culturas dos países de língua espanhola, desenvolvendo umaatitude de abertura e curiosidade perante a diversidade cultural.
7. Orientar a aprendizagem para a área das Línguas, Literaturas e Culturas e da Tradução.
Caracterização geral
Código
711111117
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Nieves Lagunas Vila
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Espanhol
Pré-requisitos
Pré-requisitos: Ter completado os níveis anteriores (A1, A2 e B1.1).
Bibliografia
1. AAVV, (2017). Campus sur A1-B1. Libro del alumno. Barcelona: Difusión.
2. Alonso Raya, R. et al (2013). Gramática básica del estudiante de español (A1-B1). Edición revisada y ampliada.Barcelona: Difusión.
3. Diccionario on line de la Real Academia Española de la Lengua: http://www.rae.es/recursos/diccionarios/drae
4. Chamorro,C., Martínez, M., Murillo, N. & Sáenz, A. (2010). Todas las voces (B1) Barcelona: Difusión.
5. Hernández, M.A (2020). El don de la siesta. Barcelona: Editorial Anagrama.
Método de ensino
Actividades indutivas e dedutivas, formais e comunicativas, centradas numa ou várias actividades da língua (expressão, compreensão, interacção e mediação), tendo sempre em conta as necessidades dos alunos, favorecendo a integração de competências, a reflexão intercultural, a aprendizagem autónoma e o uso dos recursos digitais.
Regime de avaliação contínua. Duas provas individuais escritas e presenciais; apresentações orais e trabalhos escritos. Será avaliada a competência comunicativa do utilizador, a correcção formal e a adequação, o uso de estratégias de aprendizagem, os conhecimentos sobre aspectos socioculturais de âmbito hispânico e a capacidade de reflexão crítica cultural.
Método de avaliação
Regime de avaliação continua. Duas provas individuais escritas e presenciais; apresentações orais e trabalhos escritos. Será avaliada a competência comunicativa do utilizador, a correcção formal e a adequação, o uso de estratégias de aprendizagem, os conhecimentos sobre aspectos socioculturais do âmbito hispânico e a capacidade de reflexão crítica cultural.
Elementos de avaliação:
-Expressão oral e interação oral na aula (15%).
-Composições escritas (15%)
-Prova de leitura: comentário de uma obra (leitura extensiva) (20%).
-Frequência: teste de conteúdos linguísticos, semânticos, léxicos e culturais (50%).
Conteúdo
1. A expressão de informação, opiniões, sentimentos e argumentos de forma simples e coerente, abarcando temas como o mundo laboral, as artes e o cinema, a globalização, as fronteiras e a educação.
2. Relação de informações através da expressão de causas, condições e finalidade.
3. Orações relativas, novos usos do conjuntivo e verbos que expressam mudança.
4. O Futuro e o Condicional.
5. Revisão das formas de tratamento em espanhol.
6. Ampliação do vocabulário relacionado com temas quotidianos de âmbito privado e público.
7. Aspectos contrastivos da língua espanhola e portuguesa, com foco na análise de erros e na correcção de erros persistentes.
8. Aprofundamento de saberes, comportamentos, referentes culturais e convenções socioculturais do mundo hispânico.
9. Desenvolvimento de saberes e competências interculturais.
10. Temas de actualidade: relação entre o mundo hispânico e a comunidade de origem.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: