Espanhol B2.1
Objetivos
Atingir uma parte da competência comunicativa (linguística, sociolinguística e pragmática) própria do nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
1. Perceber nos textos as informações, opiniões e valorizações subjectivas e reconhecer alguns elementos implícitos da mensagem: alusões, humor e ironia.
2. Proporcionar informação detalhada; expressar e argumentar as próprias opiniões sobre o assunto de uma discussão improvisada.
3. Escrever textos com alguma complexidade (cartas formais, relatórios breves, composições) sobre temas de âmbito pessoal, profissional e académico.
4. Alargar os conhecimentos sobre as realidades histórica, política e linguística de Espanha e da América Latina.
5. Ser capaz de relacionar a cultura de origem com as culturas dos países de língua espanhola, desenvolvendo umaatitude crítica e tolerante perante a diversidade cultural.
6. Orientar a aprendizagem para as diferentes áreas profissionais e o mundo laboral.
Caracterização geral
Código
711111118
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Nieves Lagunas Vila
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Espanhol
Pré-requisitos
Pré-requisitos: Ter completado os níveis anteriores (A1, A2 e B1).
Bibliografia
1. AAVV (2023). Nos vemos hoy 4 (nivel B2). Libro del alumno. Barcelona: Difusión.
2. AAVV. (2010). Las claves del nuevo DELE B2. Barcelona: Difusión.
3. Diccionario on line de la Real Academia Española de la Lengua: http://www.rae.es.
4. Vázquez Montalbán, M. (1998). Crónica sentimental de España. Barcelona: Grijalbo.
5. Giaconi, V (2017). Seres queridos. Barcelona: Editorial Anagrama.
Método de ensino
Actividades indutivas e dedutivas, formais e comunicativas, centradas numa ou várias actividades da língua(expressão, compreensão, interacção e mediação), tendo sempre em conta as necessidades dos alunos, favorecendoa integração de competências, a reflexão intercultural, a aprendizagem autónoma e o uso dos recursos digitais.
Regime de avaliação contínua. Duas provas individuais escritas e presenciais; apresentações orais e trabalhos escritos. Será avaliada a competência comunicativa do utilizador, a correcção formal e a adequação, o uso de estratégias de aprendizagem, os conhecimentos sobre aspectos socioculturais do âmbito hispânico e a capacidade de reflexão crítica cultural.
Método de avaliação
Regime de avaliação continua. Duas provas individuais escritas e presenciais; apresentações orais e trabalhos escritos. Será avaliada a competência comunicativa do utilizador, a correcção formal e a adequação, o uso de estratégias de aprendizagem, os conhecimentos sobre aspectos socioculturais do âmbito hispânico e a capacidade de reflexão crítica cultural.
Elementos de avaliação:
-Expressão oral e interação oral na aula (15%).
-Composições escritas (15%)
-Prova de leitura: comentário de uma obra (leitura extensiva) (20%).
-Frequência: teste de conteúdos linguísticos, semânticos, léxicos e culturais (50%).
Conteúdo
1. Formas de tratamento e registo na expressão, mediação, compreensão e interação orais e escritas.
2. Exponentes linguísticos para cumprir as funções de expor temas, transmitir instruções, relacionar informações e expressar opiniões argumentando as próprias ideias, assim como expressar atitudes, crenças e sentimentos.
3. Revisão e sistematização dos usos dos tempos passados. Marcadores temporais.
4. Revisão e sistematização dos usos do futuro e do condicional.
5. Usos específicos do estilo indirecto.
6. Léxico (coloquial, standard e culto) activo e passivo sobre temas, tipos de escrita e situações de interacção pessoale social.
7. Léxico de textos literários, jornalísticos, publicitários, comerciais e técnico-científicos.
8. Fraseologia.
9. Normas ortográficas: acentuação e pontuação.
10. Temas de actualidade: relação entre o mundo hispânico e a comunidade europeia.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: