Espanhol B1.1
Objetivos
Alcançar os fundamentos do nível B1 do QECR para as línguas.
1. Recolher as ideias principais e localizar alguns detalhes específicos em textos variados sobre temas diversos.
2. Escrever textos simples e bem estruturados sobre temas correntes ou de interesse pessoal, profissional ouacadémico.
3. Trocar e comprovar informação, opiniões e argumentos de forma simples e coerente. Expressar sentimentos,crenças, mostrando concordância e contradição em conversações parcialmente improvisadas.
4. Tomar consciência dos próprios erros e dos erros mais persistentes, e das diferenças entre ambas as línguas.
5. Adquirir conhecimentos sobre as realidades histórica, política e linguística de Espanha e da América Latina.
6. Ser capaz de relacionar a cultura de origem com as culturas dos países de língua espanhola, desenvolvendo uma atitude de abertura e curiosidade perante a diversidade cultural.
7. Orientar a aprendizagem para a área das Línguas, Literaturas e Culturas e da Tradução.
Caracterização geral
Código
711111116
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Nieves Lagunas Vila, Coral Mateo Franquesa
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Espanhol
Pré-requisitos
Pré-requisitos: Ter completado os níveis anteriores (A1 e A2).
Bibliografia
1. AAVV, (2017). Bitácora 3. Nueva edición (Español B1). Barcelona: Difusión.
2. Alonso Raya, R. et al (2013). Gramática básica del estudiante de español (A1-B1). Edición revisada y ampliada.Barcelona: Difusión.
3. Diccionario on line de la Real Academia Española de la Lengua: http://www.rae.es/recursos/diccionarios/drae
4. Chamorro,C., Martínez, M., Murillo, N. & Sáenz, A. (2010). Todas las voces (B1) Barcelona: Difusión.
5. Carmona, J.C. (2008). Sabor a chocolate. Barcelona/Madrid: Debolsillo.
Método de ensino
Actividades indutivas e dedutivas, formais e comunicativas, centradas numa ou várias actividades da língua(expressão, compreensão, interacção e mediação), tendo sempre em conta as necessidades dos alunos, favorecendoa integração de competências, a reflexão intercultural, a aprendizagem autónoma e o uso dos recursos digitais.
Regime de avaliação contínua. Duas provas individuais escritas e presenciais; apresentações orais e trabalhos escritos. Será avaliada a competência comunicativa do utilizador, a correcção formal e a adequação, o uso de estratégias de aprendizagem, os conhecimentos sobre aspectos socioculturais do âmbito hispânico e a capacidade de reflexão crítica cultural.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Composições escritas(20%), Expressão oral e interação oral na aula(20%), Frequência / Teste escrito(40%), Prova de leitura: comentário de uma leitura extensiva(20%)
Conteúdo
1. A expressão de informação, opiniões, sentimentos e argumentos de forma simples e coerente, abarcando temas como a memória pessoal e histórica, a cidade, as mudanças sociais, o conceito do tempo e o lazer.
2. Relatar de informações através da expressão de causas, condições e finalidade.
3. A narração de experiências no passado. Consolidação da forma, uso e contraste dos passados do indicativo(Pretérito perfeito, pretérito indefinido, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito).
4. O futuro, o condicional e o estilo indirecto.
5. Revisão das formas de tratamento em Espanhol.
6. Ampliação do vocabulário relacionado com temas quotidianos de âmbito privado e público.
7. Aspectos contrastivos da língua espanhola e portuguesa.
8. Saberes, comportamentos, referentes culturais e convenções socioculturais do mundo hispânico.
9. Desenvolvimento de saberes e competências interculturais.
10. Temas de atualidade: relação entre o mundo hispânico e a comunidade de origem.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: