Tendências e Práticas da Arqueologia
Objetivos
Este é um seminário de reflexão teórico-metodológica, que tem como objetivo estudar um conjunto de abordagens interpretativas, atualmente representadas na arqueologia, envolvendo os alunos nos principais debates que esta disciplina tem incorporado. Os seguintes objetivos tentam ultrapassar a mera transmissão de informação, realizando-se na aquisição de competências de diálogo interdisciplinar e na compreensão e discussão das problemáticas e métodos das diferentes tendências e práticas da Arqueologia:
- Fornecer elementos teóricos, conceptuais e metodológicos para o estudo da arqueologia;
- Adquirir conhecimentos aprofundados de questões essenciais de diferentes áreas disciplinares da investigação;
- Desenvolver capacidade de reflexão e análise crítica;
- Adquirir a capacidade de compreender concepções teóricas, novos problemas e novas práticas.
Caracterização geral
Código
03102031
Créditos
15.0
Professor responsável
Francisco José Gomes Caramelo
Horas
Semanais - 3
Totais - 420
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Alarcão, Jorge, 2000. A Escrita do Tempo e a sua Verdade, Coimbra, Quarteto Editora;
- Alberti, Benjamin and Jones, Andrew, 2016. Archaeology After Interpretation: Returning Materials to Archaeological Theory, New York, Routledge;
- Bintliff, John, 2006 (ed.). A Companion to Archaeology, Padstow, Blackwell Publishing;
- Chapman, Robert and Wylie, Alison, 2015. Material Evidence: Learning from the Archaeological Practice, London, Routledge;
- Gonzalez-Ruibal, Alfredo, 2016 (ed.). Reclaiming Archaeology Beyond the Troops of Modernity, London, Routledge;
- Harris, Oliver and Cipolla, Craig, 2017. Arcaheological Theory in the New Millennium: Introducing Current Perspectives, London and New York, Routledge;
- Henson, Donald, 2012. Doing Archaeology: a Subject Guide for Students, London, Routledge;
- Johnson, Matthew, 2019. Archaeological Theory, Oxford, John Willey and Sons;
- Thomas, Julian, 2000 (ed). Interpretive Archaeology, a reader, London, Leicester University Press.
Método de ensino
Aulas presenciais com exposição de conteúdos, análise crítica de textos e convite a especialistas de várias das áreas referidas nos conteúdos programáticos.
Método de avaliação
Avaliação - Recensão crítica e participação nas aulas(100%)
Conteúdo
1. Pensar em arqueologia.
1.1. As tendências do novo século; a interpretação em arqueologia.
2. As principais tradições da Arqueologia numa perspectiva contemporânea.
2.1. Análise crítica: Arqueologia clássica; Arqueologia da história recente; Arqueologia ambiental; Arqueologia e arte; Arqueologia na interação com a documentação escrita.
3. Temáticas/tendências atuais e novas partidas:
3.1. Análise crítica; Arqueogenética; Arqueologia da linguagem; Arqueologia do género; estudos de fragmentação; Arqueologia e a teoria social.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: