Seminário de especialidade em Arqueometria e Interpretação dos Materiais Arqueológicos

Objetivos

Esta unidade curricular procura aprofundar o conhecimento sobre as metodologias de estudo arqueométrico dos materiais inorgânicos (cerâmica, vidro, líticos e metal), bem como as problemáticas que os seus resultados proporcionam para as leituras arqueológicas do passado, sejam elas tecnológicas, sociais, económicas, ou ideológicas. Pretende-se, igualmente, estudar as diversas tipologias de objetos numa perspectiva temporal transversal (da pré-história à época contemporânea), analisando e problematizando não apenas as questões relativas à sua produção, incluindo formas de obtenção e processamento de matéria-prima e a tecnologia de fabrico, mas também a sua circulação em termos económicos e sociais, os seus padrões de consumo e os seus significados estéticos e simbólicos, enquadrados nos respetivos contextos históricos e geográficos.

Caracterização geral

Código

03102014

Créditos

15.0

Professor responsável

José Carlos da Costa Quaresma

Horas

Semanais - 3

Totais - 420

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Adams, W.Y.; Adams, E.W., 1991, Archaeological typology and practical reality. Cambridge: Cambridge University Press;
  • Brothwell, D.R.; A.M. Pollard (ed.), 2001, Handbook of archaeological sciences. Chichester: John Wiley & Sons;
  • DeMarrais, Elizabeth; Gosden, Chris; Renfrew, Colin (ed.), 2004, Rethinking materiality: the engagement of mind with the material world. Cambridge: McDonald Institute for Archaeological Research;
  • Dobres, M.A.; Robb, J. (ed.), 2000, Agency in Archaeology. Londres: Routledge;
  • Hauptmann, A. (ed.), 2020, Archaeometallurgy – Materials Science Aspects. Springer;
  • López Varela, S. L. (ed.), 2018, The Encyclopedia of Archaeological Sciences. Wiley;
  • Martinón-Torres, M., Rehren, T. (ed.), 2009, Archaeology, History & Science. Walnut Creek, CA;
  • Orton, C.; Tyers, P.; Vince, A., 1987, Pottery in Archaeology. Cambridge: Cambridge University Press;
  • Veld, B.; Druc, I. C., 1998, Archaeological ceramic materials. Origin and utilisation. Heidelberg: Springer.

Método de ensino

Aulas teóricas de aprofundamento de conhecimentos teóricos e instrumentais.
Práticas laboratoriais aplicadas, em função dos temas de estudo. Discussão de casos de estudo

Método de avaliação

Avaliação - Elaboração de um trabalho escrito, com apresentação e debate em aula (100%)

Conteúdo

  1. A multiplicidade de abordagens teórico-interpretativas ao estudo dos materiais arqueológicos; 
  2. Metodologias: amostragens, abordagens e apresentação de resultados; problemáticas na conservação, armazenamento e análise dos dados;
  3. Biografias dos objetos: da produção, uso e descarte; 
  4. Produção: tecnologia, cronologia e agentes;
  5. Agências: interação entre sujeitos e objetos; 
  6. Difusão e circulação: contactos comerciais e intercâmbios;
  7. Funções, usos, representatividade e interações sociais;
  8. Os materiais arqueológicos e a construção de identidades;
  9. Casos de estudo: da ciência aplicada à aplicação na interpretação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: