Seminário de especialidade em Gestão do Património e Arqueologia Pública

Objetivos

  1. Desenvolver a capacidade de compreender e abordar as problemáticas e debates mais atuais no âmbito da gestão do património cultural em geral e do arqueológico em particular;
  2. Desenvolver a capacidade de compreender e abordar as problemáticas e debates mais atuais no âmbito da arqueologia pública;
  3. Adquirir competências para saber gerir o património cultural arqueológico a diversas escalas de abordagem;
  4. Saber desenvolver estratégias de comunicação adaptadas ao património;
  5. Obter competências de comunicação para públicos diferenciados.

Caracterização geral

Código

03102020

Créditos

15.0

Professor responsável

João Carlos Muralha Cardoso

Horas

Semanais - 3

Totais - 420

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • ATALAY, S. (2012) - Community-based archaeology: research with, by, and for indigenous and local communities. Univ of California Press;
  • GOULD, P. (2016) - On the case: Method in Public and Community Archaeology. In: Public Archaeology, Vol. 15, p. 5 – 22;
  • HARDING, A. (2007) - Communication in Archaeology. European Journal of Archaeology Vol. 10(2-3), p. 119-133;
  • HODDER, I., ALEXANDRI, A., BUCHLI, V., SHANKS, M., CARMAN, J., LAST, J., & LUCAS, G., Eds. (1995) - Interpreting archaeology: finding meaning in the past. Psychology Press;
  • HOLTORF, C. (2007) - Can You Hear Me at the Back? Archaeology, Communication and Society. European Journal of Archaeology Vol. 10(2-3), p. 149-165;
  • LOPES, F. et al. (2004) - Património Arquitectónico e Arqueológico, Cartas, Recomendações e Convenções Internacionais.Livros Horizonte;
  • RICHARDSON, L. (2013) - A Digital Public Archaeology?. Papers from the Institute of Archaeology, 23(1): 10, pp. 1-12;
  • SMITH, L. (2006) - Uses of heritage. Routledge.

Método de ensino

As metodologias de ensino utilizadas neste seminário assentam na realização de sessões expositivas e de discussão conjunta dos temas abordados, quer via presencial em aula quer via streaming. Desenvolvimento de uma aprendizagem colaborativa, traduzida na participação em debates e atividades conjuntas sobre as problemáticas em estudo. Realização de pesquisa individual, resultando na elaboração de ensaios e/ou de um trabalho de investigação correlacionado com o seminário e com o trabalho e investigação a desenvolver pelo aluno no âmbito da sua tese.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Apresentação em aula do trabalho de investigação (50%), Componente escrita do trabalho de investigação(50%)

Conteúdo

1. História da gestão do património arqueológico;
2. Os instrumentos de gestão territorial e o património arqueológico:
2.1 Escala local;
2.2 Escala municipal;
2.3 Escala regional;
2.4 Escala nacional;
2.5 Escala internacional.
3. Arqueologia pública: conceitos e práticas;
4. Arqueologia e comunidades: práticas colaborativas de investigação e valorização do património arqueológico;
5. Comunicação de ciência e arqueologia: metodologias de envolvimento do público;
6. Ciência-cidadã, crowdsourcing, e storytelling digital: as novas tecnologias ao serviço do património e dos públicos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: