Seminário de especialidade em Gestão do Património e Arqueologia Pública
Objetivos
- Desenvolver a capacidade de compreender e abordar as problemáticas e debates mais atuais no âmbito da gestão do património cultural em geral e do arqueológico em particular;
- Desenvolver a capacidade de compreender e abordar as problemáticas e debates mais atuais no âmbito da arqueologia pública;
- Adquirir competências para saber gerir o património cultural arqueológico a diversas escalas de abordagem;
- Saber desenvolver estratégias de comunicação adaptadas ao património;
- Obter competências de comunicação para públicos diferenciados.
Caracterização geral
Código
03102020
Créditos
15.0
Professor responsável
João Carlos Muralha Cardoso
Horas
Semanais - 3
Totais - 420
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- ATALAY, S. (2012) - Community-based archaeology: research with, by, and for indigenous and local communities. Univ of California Press;
- GOULD, P. (2016) - On the case: Method in Public and Community Archaeology. In: Public Archaeology, Vol. 15, p. 5 – 22;
- HARDING, A. (2007) - Communication in Archaeology. European Journal of Archaeology Vol. 10(2-3), p. 119-133;
- HODDER, I., ALEXANDRI, A., BUCHLI, V., SHANKS, M., CARMAN, J., LAST, J., & LUCAS, G., Eds. (1995) - Interpreting archaeology: finding meaning in the past. Psychology Press;
- HOLTORF, C. (2007) - Can You Hear Me at the Back? Archaeology, Communication and Society. European Journal of Archaeology Vol. 10(2-3), p. 149-165;
- LOPES, F. et al. (2004) - Património Arquitectónico e Arqueológico, Cartas, Recomendações e Convenções Internacionais.Livros Horizonte;
- RICHARDSON, L. (2013) - A Digital Public Archaeology?. Papers from the Institute of Archaeology, 23(1): 10, pp. 1-12;
- SMITH, L. (2006) - Uses of heritage. Routledge.
Método de ensino
As metodologias de ensino utilizadas neste seminário assentam na realização de sessões expositivas e de discussão conjunta dos temas abordados, quer via presencial em aula quer via streaming. Desenvolvimento de uma aprendizagem colaborativa, traduzida na participação em debates e atividades conjuntas sobre as problemáticas em estudo. Realização de pesquisa individual, resultando na elaboração de ensaios e/ou de um trabalho de investigação correlacionado com o seminário e com o trabalho e investigação a desenvolver pelo aluno no âmbito da sua tese.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Apresentação em aula do trabalho de investigação (50%), Componente escrita do trabalho de investigação(50%)
Conteúdo
1. História da gestão do património arqueológico;
2. Os instrumentos de gestão territorial e o património arqueológico:
2.1 Escala local;
2.2 Escala municipal;
2.3 Escala regional;
2.4 Escala nacional;
2.5 Escala internacional.
3. Arqueologia pública: conceitos e práticas;
4. Arqueologia e comunidades: práticas colaborativas de investigação e valorização do património arqueológico;
5. Comunicação de ciência e arqueologia: metodologias de envolvimento do público;
6. Ciência-cidadã, crowdsourcing, e storytelling digital: as novas tecnologias ao serviço do património e dos públicos.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: