Cultura Clássica Latina

Objetivos

Gerais:
Conhecer as características nucleares da civilização romana e o seu legado fundacional e cultural, sabendo identificar vestígios materiais (nas artes em geral) e imateriais nos domínios da religião, do direito, da oratória, da filosofia, da literatura e, sobretudo, nos valores morais que contribuíram para a construção da cidadania europeia.
Específicos:
a) Reconhecer o papel da mediação e da organização da civilização romana no Mediterrâneo e, em particular, no Ocidente. (20%)
b) Adquirir um conhecimento panorâmico dos aspetos nucleares da civilização romana. (20%)
c) Compreender o impacte da Eneida na cultura europeia, e na portuguesa em particular. (15%)
d) Valorizar o legado cultural de Roma. (15%)
e) Identificar o espaço da antiga Roma no imaginário Ocidental e a sua influência posterior na política, na ciência, na literatura, nas artes e na vida privada. (20%)
Transversais: a) Saber redigir um relatório de aula. (5%) b) Conceber e organizar uma exposição oral. (5%)

Caracterização geral

Código

01100487

Créditos

6.0

Professor responsável

Inês Luísa de Ornellas de Andrade da Silva e Castro

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

ANTUNES, M., (1999). Teoria da Cultura, com revisão e notas de Ornellas de Andrade, M.I. Lisboa: Colibri

ARIÈS, p. e DUBY, G. (org.), (1989). História da Vida Privada. Do Império Romano ao ano mil. Lisboa: Círculo de Leitores

BRANDÃO, J. L. - OLIVEIRA, F. de, (2015). História de Roma Antiga, vol. I: Das origens à morte de César. Coimbra. Imp. U. C *

_________, (2020 ). História de Roma Antiga volume II: Império e romanidade hispânica. Coimbra: Imp. U. C.*

CALVINO, I., (2015). "Porquê ler os Clássicos", in Porquê ler os Clássicos. (Trad. Port.). Lisboa: Publicações D. Quixote, pp.9-16.

ELIOT, T.S., (1992). "O que é um clássico?", in Ensaios escolhidos, Selecção, tradução e notas de Maria Adelaide Ramos. Lisboa: Cotovia, pp.129-146

ROCHA PEREIRA, M. H., (2002). Estudos de História da Cultura Clássica. Cultura Romana. Lisboa: F. C. Gulbenkian.

Web Sites:
Classica digitalia
Perseus Digital Library
THEOI GREEK MYTHOLOGIE - Exploring Mythology in Classical Literature & Art
* online

Método de ensino

As aulas tendencialmente expositivas, mas propiciando a intervenção ativa dos discentes. Os PowerPoint apresentados com imagens e sínteses são animados, pelo que o slide nunca aparece na integra, convidando a pensar antes de providenciarmos a nossa resposta. A discussão implica o aluno na aprendizagem e é mais eficaz. Os questionários de entrega opcional, para irem sendo preenchidos em casa antes das frequências, permitem a autorregulação dos discentes. A apresentação de trabalhos individuais, colocados na plataforma antes de ser lecionado o conteúdo associado, mobiliza os alunos de perfil mais reflexivo, que participam menos nas aulas. O registo de aula, sob a forma de relatório, constitui um feedback para o docente e revela-se útil para a turma.

Método de avaliação

Avaliação contínua - Assiduidade(5%), Duas frequências(65%), Participação nas aulas, o trabalho e o relatório(30%)

Conteúdo

I-A civilização Romana: organização e mediação.
1.Enquadramento geográfico e histórico.
1.1. A formação de Roma e a Monarquia romana.
1.1.1. Os legados etrusco e helénico.
1.1.2. A República romana.
1.3 Do Alto Império Romano ao Baixo Império.
1.4. As invasões bárbaras e o "fim" do Império Romano do Ocidente.
II- Aspetos nucleares da Civilização Romana.
1. As ideias políticas: imperium, potestas, maiestas, prouincia.
2. A religião: crer e fazer.
2.1. A teologia mítica e os diferentes numina.
2.2. A topografia do Além na tradição Itálica.
3. Os ideais e as conceções morais.
4. A educação.
5. As artes: a arquitetura, a escultura e a pintura.
6. O teatro e a expressão musical.
7. A literatura e a filosofia.
8. O poder da oratória.
III- Aspetos da vida privada
1. A sexualidade no masculino e no feminino: os testemunhos da arte médica, da literatura e da iconografia.
2. O casamento e a família.
3. A alimentação e as práticas conviviais.
IV- E Roma Lux: Roma e a Europa.