Literatura Portuguesa dos Séculos XVII e XVIII

Objetivos

a) Perspectivar e problematizar a teorização poética e retórica produzida nos séculos XVII e XVIII.
b) Elaborar estudos críticos sobre obras líricas compostas à luz dos dois paradigmas estéticos.
c) Reflectir criticamente, do ponto de vista formal e temático, sobre a produção teatral dos períodos em referência.
d) Planificar, desenvolver e discutir trabalhos de investigação sobre obras do Barroco e do Neoclassicismo, utilizando os instrumentos teóricos e metodológicos adequados.

Caracterização geral

Código

01100498

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Teresa Alves de Araújo

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

ARAÚJO, A. Cristina (2003). A Cultura das Luzes em Portugal, Lx, Horizonte.
CAMÕES, José (dir.). Teatro de Autores Portugueses do Século XVII, Centro de Estudos do Teatro, Univ de Lx, http://www.cet-e-seiscentos.com.
CASTRO, Aníbal Pinto de (2008). Retórica e Teorização Literária em Portugal. Do Humanismo ao Neoclassicismo, 2ª ed., Lx, IN.CM.
CASTRO, Ivo et al. (ed) (2017). A Fénix Renascida ou Obras Poéticas dos Melhores Engenhos Portugueses, Lx, Fundação Calouste Gulbenkian.
CRUZ, Duarte Ivo (2001). História do Teatro Português, Lx, Relógio d'Água.
CUADRADO, Perfecto E. (1998). Poesia Portuguesa do Século XVIII. Estudo e Antologia, Santiago de Compostela, Laiovento.
GARÇÃO, Correia (1982). Obras Completas, II. Prosas e Teatro, 2.ª ed., Lx, Liv. Sá da Costa.
HATHERLY, Ana (1997). O Ladrão Cristalino, Lx, Cosmos.
MARAVALL, José Antonio (2002). La cultura del Barroco, 9ª. ed., Barcelona, Ariel.
PIRES, Maria Lucília Gonçalves (2003). Poetas do Período Barroco, Lx, Edições Duarte Reis.

Método de ensino

A metodologia é de natureza teórico-prática, incluindo, por parte dos estudantes, a apresentação e a discussão de análises críticas e, por parte do professor, a exposição de questões teóricas e o acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pelos discentes.

Método de avaliação

Avaliação contínua - Apresentação-discussão de um breve ensaio (30%), Frequência final (60%), Participação nas aulas (10%)

Conteúdo

1. Reflexão crítica sobre os percursos da teorização epocal:
1.1. a consagração do "discurso engenhoso" (Francisco Leitão Ferreira, Nova Arte de Conceitos, 1718-1721);
1.2. a apologia da racionalidade estética e a definição do "bom gosto", pela mão da Arcádia Lusitana;
1.3. ressurgimentos barrocos na reacção à rigidez arcádica (Francisco de Pina e Melo, Arte Poética, 1765)
2. Perspectivação temática e formal de itinerários líricos:
2.1. da composição espectacular e lúdica dos autores barrocos,
2.2. à criação em busca do equilíbrio e da utilidade dos escritores da Arcádia Lusitana.
3. Perspectivação temática e formal de itinerários teatrais:
3.1. da produção barroca para além d' O Fidalgo Aprendiz (as obras de Pedro Salgado, Soror Ângela de Azevedo e Soror Maria do Céu, representativas de um importante acervo),
3.2. à elaboração da tragédia cívica e da comédia burguesa, na segunda metade do século XVIII