Cultura Portuguesa Renascentista

Objetivos

1. Adquirir uma perceção adequada da Cultura Portuguesa no quadro do Renascimento, enquanto base comum a todas as manifestações do saber;

2. Desenvolver competências de leitura crítica, comentário e argumentação;

3. Fortalecer as capacidades de investigação, organização, problematização e transmissão do conhecimento.

Caracterização geral

Código

01100528

Créditos

6.0

Professor responsável

Cecília Maria Gonçalves Barreira

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  1. Bernardim Ribeiro, Menina e Moça , Coimbra: Angelus Novus, 2008;
  2. Duarte Pacheco Pereira, Esmeraldo de Situ Orbis. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1991;
  3. Fernão Mendes Pinto, Peregrinação. Lisboa: Fundação Oriente/IN-CM, 2010;
  4. Francisco de Sá de Miranda, Poesias. Lisboa: IN-CM, 1987;
  5. Gil Vicente, Coplilaçam de todalas obras. Lisboa:IN-CM, 1984;
  6. Luís de Camões, Lírica Completa. Lisboa:IN-CM , 1986,1994;2002;
  7. Luís de Camões , Os Lusíadas. Lisboa: Instituto Camões, 2000.

Método de ensino

Aulas expositivas e de intervenção dos discentes na problematização de temáticas.Utilização de power point e vídeos.

Método de avaliação

Avaliação contínua - Ensaio(20%), Participação e assiduidade(20%), Teste(60%)

Conteúdo

1. A situação política e social de Portugal nos finais do século XV e no século XVI;
2. Humanismo e Renascimento. Principais personalidades, obras e ideias dominantes no contexto europeu;
3. Especificidades do Humanismo e do Renascimento portugueses. As viagens de descoberta enquanto fatores determinantes para a construção de uma identidade nacional;
4. Os principais cientistas, artistas e outras personalidades do Renascimento;
5. A vida social em Portugal no Renascimento , com base nos testemunhos de escritores e cronistas;
6. A obra de Camões como síntese do Renascimento português , percursora de novos tempos;
7. As visões de hoje do Renascimento em Portugal.