Pensamento Hispânico
Objetivos
1) Identificação da natureza e aspectos principais do pensamento hispânico contemporâneo;
2) Análise da evolução do intelectual no universo cultural ibero-americano na perspectiva da História das Ideias;
3) Conhecimento geral dos autores mais relevantes do pensamento hispânico.
Caracterização geral
Código
01101211
Créditos
6.0
Professor responsável
Júlio Joaquim da Costa Rodrigues da Silva
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
Artola, Miguel, (1981), La burguesia revolucionária (1808-1874), Madrid, Alianza Editorial Alfaguara.
Juliá, Santos , (2006), Historia de Las Dos Españas, Madrid, Taurus.
Cuadrado, Miguel Martínez, (1996), La burguesia conservadora (1871-1893), Madrid, Alianza Editorial.
Ramon, Tamanes, (1996), La Republica. La Era de Franco, Madrid, Alianza Editorial.
Guy, Alain, (1985), Historia de la Filosofia Espanola, Barcelona, Anthopos.
Método de ensino
Aulas expositivas.
Análises e comentários de textos.
Discussão de temas e trabalhos apresentados pelos alunos.
Método de avaliação
Participação ativa nas aulas - 10%
Trabalho escrito com apresentação oral - 50%
1 Frequência - 40%
Conteúdo
1 - Introdução ao pensamento hispânico contemporâneo.
2- Panorâmica dos aspetos culturais do pensamento espanhol contemporâneo. A difícil transição política do absolutismo para o liberalismo na primeira metade do século XIX. A interpretação dos acontecimentos históricos pelos intelectuais liberais e católicos. Ambiguidades e limites da cultura espanhola da primeira metade do século XIX.
3 - O krausimo espanhol.
4 - A Restauração (1874-1875) e a crise do "fin-du-siècle" (1898-1905). A derrota na guerra hispano-americana e a perda das últimas colónias (1898). Repercussões do "cataclismo nacional" no campo cultural: a conceção dos intelectuais como minoria seleta e artífices da identidade nacional.
5 - A Geração de 98 e o pensamento de Miguel Unamuno (1864-1936).
6 - O pensamento de José Ortega y Gasset (1893-1955).
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: