Literaturas Hispano-Americanas: do Modernismo à Atualidade
Objetivos
a) Dominar e aperfeiçoar o conhecimento das literaturas hispano-americanas na passagem do século XIX para o século XX até aos nossos dias.
b) Contextualizar os autores estudados, problematizando os limites da história literária contemporânea.
c) Ler e interpretar criticamente textos fundamentais nos campos da literatura de viagens, poesia, ficção e ensaio.
Caracterização geral
Código
01106958
Créditos
6.0
Professor responsável
Isabel Rute Araújo Branco
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Bellini, G. (1997). Nueva historia de la literatura hispanoamericana (3ª ed.). Madrid: Castalia.
- Bowers, M. A. (2004). Magic(al) realism. New York: Routledge.
- Cortázar, J. (2004). «Notas sobre lo gótico en el Río de la Plata». In Obra crítica, vol. III. Buenos Aires: Suma de Letras Argentina, Punto de Lectura.
- Carpentier, A. (1976). «De lo real maravilloso americano». Tientos y diferencias. Buenos Aires: Calicanto Editorial.
- Franco, J. (2009). Historia de la literatura hispanoamericana (18.ª ed). Barcelona: Ariel.
- García González, S. (2011). Yo tuve una cosa con el y no es un concepto. Originalidad y modernidad en la literatura mistica de Ernesto Cardenal. Madrid, Frankfurt: Iberoamericana Editorial Vervuert.
- Lezama Lima, J. (2005). La expresión americana. México, DF: Fondo de Cultura Económica.
- Lillo, G. & Renart, J. G. (ed.) (1997). Re-leer hoy a Gabriela Mistral: mujer, historia y sociedad en América Latina. Ottawa e Santiago: Université d’ Ottawa, Editorial Universidad de Santiago.
Método de ensino
Exposição teórica das principais questões do programa, com aplicação em leituras práticas de textos exemplificativos e discussão em grupo de interpretações de textos literários pré-definidos.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Duas frequências, cada uma com um peso de 50 por cento.(100%)
Conteúdo
1. O Modernismo hispano-americano: Rubén Darío e «Azul...»
2. Projectos feministas e literatura escrita por mulheres: contos de Amanda Labarca e Leonora Carrigton; e poesia de Gabriela Mistral e Enriqueta Ochoa.
3. O papel da literatura e do ensaio na (re)construção das identidades: «Ariel», de José Enrique Rodó; poesia de Nicolás Guillén e César Vallejo; «Canto General», de Pablo Neruda; e «El laberinto de la soledad», de Octavio Paz.
4. Conto, memória e narração: Augusto Monterroso, Mario Benedetti e Rosário Castellanos.
5. Do fantástico ao real maravilloso: Alejo Carpentier e Julio Cortázar.
6. As últimas décadas. O Boom editorial. «Antología McOndo». «Manifiesto del Crack». Novas temáticas. O século XXI: contos de Guadalupe Nettel.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: