Literaturas Hispano-Americanas: do Modernismo à Atualidade

Objetivos

a) Dominar e aperfeiçoar o conhecimento das literaturas hispano-americanas na passagem do século XIX para o século XX até aos nossos dias.
b) Contextualizar os autores estudados, problematizando os limites da história literária contemporânea.
c) Ler e interpretar criticamente textos fundamentais nos campos da literatura de viagens, poesia, ficção e ensaio.

Caracterização geral

Código

01106958

Créditos

6.0

Professor responsável

Isabel Rute Araújo Branco

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Bellini, G. (1997). Nueva historia de la literatura hispanoamericana (3ª ed.). Madrid: Castalia.
  • Bowers, M. A. (2004). Magic(al) realism. New York: Routledge.
  • Cortázar, J. (2004). «Notas sobre lo gótico en el Río de la Plata». In Obra crítica, vol. III. Buenos Aires: Suma de Letras Argentina, Punto de Lectura.
  • Carpentier, A. (1976). «De lo real maravilloso americano». Tientos y diferencias. Buenos Aires: Calicanto Editorial.
  • Franco, J. (2009). Historia de la literatura hispanoamericana (18.ª ed). Barcelona: Ariel.
  • García González, S. (2011). Yo tuve una cosa con el y no es un concepto. Originalidad y modernidad en la literatura mistica de Ernesto Cardenal. Madrid, Frankfurt: Iberoamericana Editorial Vervuert.
  • Lezama Lima, J. (2005). La expresión americana. México, DF: Fondo de Cultura Económica.
  • Lillo, G. & Renart, J. G. (ed.) (1997). Re-leer hoy a Gabriela Mistral: mujer, historia y sociedad en América Latina. Ottawa e Santiago: Université d’ Ottawa, Editorial Universidad de Santiago.

Método de ensino

Exposição teórica das principais questões do programa, com aplicação em leituras práticas de textos exemplificativos e discussão em grupo de interpretações de textos literários pré-definidos.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Duas frequências, cada uma com um peso de 50 por cento.(100%)

Conteúdo

1. O Modernismo hispano-americano: Rubén Darío e «Azul...»
2. Projectos feministas e literatura escrita por mulheres: contos de Amanda Labarca e Leonora Carrigton; e poesia de Gabriela Mistral e Enriqueta Ochoa.
3. O papel da literatura e do ensaio na (re)construção das identidades: «Ariel», de José Enrique Rodó; poesia de Nicolás Guillén e César Vallejo; «Canto General», de Pablo Neruda; e «El laberinto de la soledad», de Octavio Paz.
4. Conto, memória e narração: Augusto Monterroso, Mario Benedetti e Rosário Castellanos.
5. Do fantástico ao real maravilloso: Alejo Carpentier e Julio Cortázar.
6. As últimas décadas. O Boom editorial. «Antología McOndo». «Manifiesto del Crack». Novas temáticas. O século XXI: contos de Guadalupe Nettel.