Introdução à História Comparada das Literaturas na Península Ibérica

Objetivos

a) Adquirir os instrumentos metodológicos de pesquisa e análise necessários para, numa perspectiva comparatística, desenvolver o conhecimento de diferentes práticas literárias que, desde as origens até aos nossos dias, se foram desenvolvendo ao longo do território na Península Ibérica. 
b) Adquirir os conhecimentos teóricos - conceitos operatórios da História Literária e da Literatura Comparada – que orientam aquela tarefa comparatística. 
c) Adquirir competências no conhecimento comparativo daquelas práticas literárias, suas inter-relações, convergências e diferenças. 
d) Aprofundar o conhecimento dos respectivos contextos histórico-sociais e artístico-literários, nacionais, ibéricos e europeus. 
e) Desenvolver capacidades de leitura crítica dos textos que protagonizam aquelas relações. 
f) Desenvolver a capacidade de recolha, selecção e interpretação de informação relevante, multidisciplinar, em relação ao objecto de estudo proposto.

Caracterização geral

Código

711111073

Créditos

6.0

Professor responsável

Pedro Santa María de Abreu

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

1. - Alvar, Mainer, Navarro (2014). Breve Historia de la Literatura Española. Madrid: Alianza.
2. Lopes, Graça Videira; Ferreira, Manuel Pedro et al. (2011-), Cantigas Medievais Galego Portuguesas [base de dados online]. Lisboa: Instituto de Estudos Medievais, FCSH/NOVA.
3. Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes (La Celestina, Lazarillo de Tormes, Don Quijote de la Mancha)
4. Camões, José (dir.). Centro de Estudos de Teatro, Teatro de Autores Portugueses do Séc. XVI - Base de dados textual [on-line].
<http://www.cet-e-quinhentos.com/>
5.Tavani, Giuseppe, “A poesia lírica na literatura hispânica do século XIII” e “Problemas da poesia lírica galego-portuguesa”. Ensaios Portugueses: Filologia e Linguística. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1988.

Método de ensino

As aulas são de carácter teórico-prático, entrecruzando a informação no campo da historiografia literária, da teoria e dos métodos da Literatura Comparada. Análises e reflexões em grupo orientadas pelo docente. Supervisão tutorial de trabalhos orais e escritos elaborados individualmente.
Ensino presencial e/ou semipresencial.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - dois textos comparatistas sobre pontos da matéria(25%), Participação activa e pertinente nas aulas(15%), dois testes escritos(60%)

Conteúdo

1. Introdução à História Comparada das Literaturas na Península Ibérica: teorias, conceitos e métodos. Periodizações literárias. 
2. Da poesia galego-portuguesa ao soneto renascentista peninsular. 
3. De Gil Vicente ao Teatro dos Siglos de Oro. 
4. Da Celestina ao Pícaro. 
5. Dos livros de cavalarias ao Quixote. 
6. Da «Ilustración» à «generación del 98».