Culturas Contemporâneas de Espanha e América Latina

Objetivos

a) Aprofundar o conhecimento das culturas espanholas e latino-americanas contemporâneas desde uma perspetiva interdisciplinar.
b) Explorar os respectivos contextos culturais (históricos, sociais, políticos, económicos e artísticos).
c) Problematizar o conceito de cultura e refletir criticamente sobre dinâmicas e práticas culturais.
d) Desenvolver a capacidade de recolha, seleção e interpretação de informação relevante, textual e não textual.
e) Estimular a produção de juízos próprios que tenham em consideração os aspetos sociais, científicos e éticos associados ao objeto de estudo.
f) Potenciar a literacidade crítica intercultural, favorecendo as habilidades para comprender textos, produtos e relações entre culturas.
g) Promover a valorização da diversidade linguística e cultural do universo hispanofalante.
h) Desenvolver a capacidade de realizar trabalho autónomo no campo interdisciplinar da análise cultural.

Caracterização geral

Código

711111113

Créditos

6.0

Professor responsável

Pedro Santa María de Abreu

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Espanhol

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

1) Álvarez Junco, J. Shubert, A. (eds). (2018). Nueva historia de la España contemporánea (1808-2018). Barcelona: Galaxia Gutemberg.
2) Halperin Donghi, T. (1998). Historia contemporánea de América Latina, Madrid: Alianza.
3) Galeano, E. (1971). Las venas abiertas de América Latina. Madrid: Siglo XXI.
4) Preston, P. (2006). La guerra civil española. Barcelona: Debolsillo.
5) Ardèvol, E. y Muntañola, N. (2004). Representación y cultura audiovisual en la sociedad contemporánea. Barcelona: UOC.

Método de ensino

Esta disciplina, orientada pelos princípios da pedagogia crítica, tem uma abordagem interdisciplinar que visa contribuir para a formação humanística do aluno, criando oportunidades para o pensamento próprio e a consciencia crítica sobre a Espanha e a América Latina contemporâneas com atenção a processos locais e globais. Prevê-se a participação ativa e contínua dos estudantes em atividades de análise, interpretação e discusão (debates, exposições orais, leituras de artigos científicos, recensões de filmes e documentários, fotografias, músicas, podcasts e outros textos multimodais).

Método de avaliação

Método de avaliação - - Participação contínua nas aulas, entrega e apresentação de trabalhos(50%), - Prova final sobre os conteúdos do semestre (50%)

Conteúdo

a) Problematizão do conceito de cultura e do seu impacto nas representações sociais do universo hispano.
b) Momentos chave do mundo hispano do século XX até a atualidade.
c) Figuras representativas no mundo hispano contemporâneo.
d) Análise cultural de textos que entrecruzam história, política, economia, médios audiovisuais, imprensa, literatura, música, gastronomia e artes plásticas, entre outros.
e) Relações entre culturas e identidades contemporâneas de Espanha e América Latina.
f) Leitura crítica dos vínculos entre as próprias perspetivas culturais e as das culturas em estudo.
g) Principais desafios e problemáticas do mundo hispano contemporâneo