Espanhol B2.2

Objetivos

Atingir o domínio da competência comunicativa (linguística, sociolinguística e pragmática) própria do nível B2 do QECR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).
1. Perceber nos textos as informações opiniões e valorizações subjectivas e reconhecer a maioria dos elementos implícitos da mensagem.
2. Proporcionar informação detalhada; expressar e argumentar as próprias opiniões sobre o assunto de uma conversa de forma clara, fluida e espontânea.
3. Escrever textos complexos (cartas formais, relatórios, artigos e composições) sobre temas de âmbito pessoal, profissional e académico.
4. Aprofundar conhecimentos sobre as realidades histórica, política e linguística de Espanha e da América Latina.
5. Ser capaz de relacionar a cultura de origem com as culturas do universo hispânico, desenvolvendo uma atitudecrítica e tolerante perante a diversidade cultural.
6. Orientar a aprendizagem para as diferentes áreas profissionais e o mundo laboral.

Caracterização geral

Código

711111119

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Nieves Lagunas Vila

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Espanhol

Pré-requisitos

Pré-requisitos: Ter completado os níveis anteriores (A1, A2 e B1).

Bibliografia

1. AAVV (2023). Nos vemos hoy 4 (nivel B2). Libro del alumno. Barcelona: Difusión.
2. AAVV. (2010). Las claves del nuevo DELE B2. Barcelona: Difusión.
3. Diccionario on line de la Real Academia Española de la Lengua: http://www.rae.es.
4. Vázquez Montalbán, M. (1998). Crónica sentimental de España. Barcelona: Grijalbo.
5. Nadar (2015). El mundo a tus pies. Bilbao: Astiberri. 

Método de ensino

Actividades indutivas e dedutivas, formais e comunicativas, centradas numa ou várias actividades da língua(expressão, compreensão, interacção e mediação), tendo sempre em conta as necessidades dos alunos, favorecendoa integração de competências, a reflexão intercultural, a aprendizagem autónoma e o uso dos recursos digitais.
Regime de avaliação contínua. Duas provas individuais escritas e presenciais; apresentações orais e trabalhos escritos. Será avaliada a competência comunicativa do utilizador, a correcção formal e a adequação, o uso de estratégias de aprendizagem, os conhecimentos sobre aspectos socioculturais de âmbito hispânico e a capacidade de reflexão crítica cultural.

Método de avaliação

Regime de avaliação continua. Duas provas individuais escritas e presenciais; apresentações orais e trabalhos escritos. Será avaliada a competência comunicativa do utilizador, a correcção formal e a adequação, o uso de estratégias de aprendizagem, os conhecimentos sobre aspectos socioculturais do âmbito hispânico e a capacidade de reflexão crítica cultural.


Elementos de avaliação:
-Expressão oral e interação oral na aula (15%).
-Composições escritas (15%)
-Prova de leitura: comentário de uma obra (leitura extensiva) (20%).
-Frequência: teste de conteúdos linguísticos, semânticos, léxicos e culturais (50%).

Conteúdo

  1. Formas de tratamento e registo na expressão/mediação/interação oral e escrita.
  2. Exponentes linguísticos para cumprir as funções de expor temas, transmitir instruções, relacionar informações e expressar opiniões argumentando as próprias ideias, assim como expressar atitudes, crenças e sentimentos.
  3. Usos do Indicativo ou do Conjuntivo nas diferentes orações subordinadas: substantivas, relativas e adverbiais.
  4. Estudo linguístico do espanhol: Reflexão crítica sobre a língua, realização de análises e comentários com rigor filológico.
  5. Conteúdos fonéticos e fonológicos, morfossintácticos e lexicais.
  6. Variedades diastráticas (estudo dos diferentes registos) e diafásicas (linguagens específicas) do espanhol. Diversidade dialectal e linguística em Espanha e na América.
  7. Aprofundamento das normas ortográficas.
  8. Temas de actualidade: relação entre o mundo hispânico e a comunidade europeia.
  9. Figuras e personagens-chave na história recente das culturas hispânicas.