Seminário de Inglês
Objetivos
Turma A
- Obter conhecimentos básicos sobre ficção contemporânea britânica
- Aplicar conceitos adquiridos à interpretação dos romances a estudar, assim como nos trabalhos oral e escrito
- Consolidar a aprendizagem das metodologias de investigação
- Apresentar um pequeno trabalho oral de investigação sobre um dos romances do Programa
- Apresentar um trabalho de investigação sobre dois romances à escolha do aluno
Turma B
- Introdução às técnicas de investigação científica no campo dos estudos literários e culturais
- Aquisição de conceitos básicos sobre pós-modernismo (na literatura e na cultura inglesas e norte-americanas)
- Aquisição de conhecimentos sobre o tema proposto pelo Programa
- Investigação, sob orientação tutorial, sobre as temáticas em estudo
- Aplicação dos conhecimentos adquiridos na redacção de um ensaio crítico sobre uma das temáticas identificadas no Programa à escolha dos alunos (com o máximo de 15 páginas), na arguição oral de um trabalho feito por um outro estudante
Caracterização geral
Código
711121053
Créditos
12.0
Professor responsável
Carlos Francisco Mafra Ceia
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 336
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Turma A / Class A
- Bentley, Nick, Contemporary British Fiction, New York, Macmillan, 2018.
- Boxall, Peter, Twenty-First-Century Fiction, Cambridge: Cambridge University Press, 2013.
- James, David (ed.), The Cambridge Companion to British Fiction since 1945, Cambridge, Cambridge University Press,2015.
- Eaglestone, Robert, Brexit and Literature: Critical and Cultural Responses, New York: Routledge, 2018.
Turma B / Class B
- Ceia, Carlos. O Que É afinal o Pós-modernismo?, Século XXI, Lisboa, 1999.
- Docherty, Thomas (ed.): Postmodernism: A Reader, Harvester Wheatsheaf, Hemel Hempstead, 1993.
- Eagleton, Terry: The Illusions of Postmodernism, Blackwell, Oxford, 1996.
- Jameson, Fredric: Pós-modernismo: A Lógica do Capitalismo Tardio, Ática, São Paulo, 1996 (ed. Original:Postmodernism, or, The Cultural Logic of Late Capitalism, Duke University Press, 1991).
Método de ensino
Turma A
- Aulas teóricas sobre o romance britânico contemporâneo e sobre as temáticas do Programa
- Aulas de consolidação da aprendizagem das metodologias de investigação
- Aulas de apresentação e discussão do trabalho oral
- Produção de um trabalho escrito orientado pelo professor
Turma B
- Apresentação dos vários temas pelo docente; leitura e discussão de textos relevantes para cada tema.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Turma A - Trabalho oral - 50% da nota final + Trabalho escrito - 50% da nota final Turma B - Supervisão de todo o processo de produção dos ensaios finais (50% da nota final), que serão apresentados oralmente (40%) e arguidos por um estudante diferente (10%).(100%)
Conteúdo
Turma A
I- O romance como documentário ficcional da contemporaneidade
II- Literatura, economia e política: a crise financeira de 2008 e o Brexit
III - O crash e a austeridade em A Week in December (2009), de S. Faulks, e Capital (2012), de J. Lanchester
IV - Brexit Lit: a nação dividida em Autumn (2016), de A. Smith, e Middle England (2018), de Coe.
Turma B
I. Introdução à questão pós-moderna
II. Aspectos da ficção pós-moderna contemporânea de expressão inglesa:
Tema 1: Formas de anti-literatura
Tema 2: A reinvenção da paródia, do pastiche e da ironia
Tema 3: O jogo narrativo nas metaficções
Tema 4: O recurso à auto-reflexividade como paradigma literário
III. Aspectos da cultura contemporânea de expressão inglesa no espaço pós-moderno:
Tema 5: A reinvenção do cinema
Tema 6: A cultura de massas, a pop-art e as novas expressões musicais
Tema 7: A crise da representação do real e a sociedade dos simulacros
Tema 8: A cibercultura
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: