França do tempo presente: cultura e pensamento

Objetivos

1. Adquirir uma compreensão global das relações dinâmicas entre história, cultura e pensamento que marcaram aFrança a partir da segunda metade do século XX;
2. Adquirir conhecimentos e ferramentas teórico-conceptuais e metodológicas indispensáveis à perceção crítica dosproblemas, debates e desafios marcantes da atualidade francesa numa perspetiva global e epistemologicamentecoesa e aberta;
3. Desenvolver técnicas e modelos de análise aplicados a vários tipos de documentos e de modalidades discursivas(discurso político, propagandístico, publicitário, jornalístico, iconográfico, musical e literário) numa perspetiva hermenêutica e comparada;
4. Refletir sobre textos teóricos e ensaísticos relevantes para a compreensão das principais transformações culturais, identitárias e antropológicas que moldaram o imaginário francês do século XXI;
5. Construir um pensamento pessoal e crítico sobre as principais problemáticas que emergem do programa.

Caracterização geral

Código

01106969

Créditos

6.0

Professor responsável

Márcia Liliana Seabra Neves

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

O aluno deve preferencialmente ter um conhecimento de língua francesa de nível intermédio (nível B2 do QECRL).

Bibliografia

  • Cabral, M. de J.; Carreto, C.; Brilhante, M. J. (dir.) (2019). Le Récit inachevé: études sur Mai 68. Revue Carnets, 16.https://journals.openedition.org/carnets/9588.
  • Charle, C.; Jeanpierre, L. (dir.) (2016). La Vie intellectuelle en France - T. 2. De 1914 à nos jours. Paris: Seuil
  • Delporte, C., Mollier, J.-Y.; Sirinelli, J.-F. (dir.) (2010). Dictionnaire d'histoire culturelle de la France contemp. Paris: PUF.
  • Dosse. F. (2018). La Saga des intellectuels français, II. L’avenir en miettes (1968-1989). Paris: Gallimard.
  • Garcin, J. (dir.) (2007). Nouvelles mythologies. Paris: Seuil.
  • Jounet, N. (dir) (2010). Cinq siècles de pensée française. Paris: Sciences Humaines.
  • Rousso, H. (2012). La Dernière catastrophe. L'histoire, le présent, le contemporain. Paris: Gallimard.
  • Zancarni-Fournel, M.; Delacroix, C. (2014). La France du temps présent. 1945-2005. Paris: Belin.
  • Winock, M. (2011). L’Effet de génération. Une brève histoire des intellectuels français. Vincennes : Éditions Thierry Marchaisse.

Método de ensino

Esta UC reveste-se de uma dimensão teórica (60 das horas de contacto) e prática (40%). A primeira consistirá na exposição, devidamente contextualizada e problematizada, dos temas em análise, procurando facultar as base teóricas, conceptuais e metodológicas indispensáveis à componente prática que assentará essencialmente na leitura comparativa e crítica de fontes documentais tipologicamente diversas. Desejando incentivar a autonomia e uma construção colaborativa do conhecimento, os documentos a trabalhar serão disponibilizados na plataforma Moodle, sendo objeto de preparação prévia pelos estudantes e de apresentação/discussão crítica em sala de aula. Temas e problemáticas que mais interesse despertarem nos alunos poderão vir a ser objeto de aprofundamento no âmbito de um trabalho individual final.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Participação nas atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula(20%), Teste escrito(40%), Trabalho individual(40%)

Conteúdo

I. Memórias de guerra e fraturas identitárias

  1.  Culturas e ideologias em conflitos: as feridas da ocupação
  2.  Os desafios da reconstrução
  3.  Os intelectuais face à questão colonial

II. A emergência de novos paradigmas

  1.  Uma nova antropologia do quotidiano: a sociedade de consumo
  2.  Repensar o mundo: as novas vagas artísticas e a renovação das ciências sociais e humanas
  3.  Maio de 68: confluências e irradiações

III. Crises e reconfigurações

  1.  O fim das ideologias: condição pós-moderna, pós-estruturalismo e French Theory
  2.  Da culturas da imagem e mediatização da sociedade
  3.  Os pensadores de um novo mundo: a viragem ecopolítica do pensamento francês