Literatura Francesa dos Séculos XVI e XVII
Objetivos
unidade curricular tem como objectivos gerais proporcionar uma visão integrada da história da literatura francesa eo conhecimento dos códigos retórico-estilísticos e temáticos presentes nas obras mais importantes dos séculos XVI eXVII, procurando abranger diferentes géneros e modos do discurso.
No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de compreender a evolução e a diversidade das manifestações literárias deste período e também a sua relevância do ponto de vista social e cultural, em particular na formação e consolidação da língua e da identidade francesa. Deverão também estar preparados para realizar, de modo autónomo, uma leitura analítica e crítica dos textos, relacionando-os com as respectivas categorias arquitextuais e procurando alcançar a sua significação e o seu valor estético-literário.
Caracterização geral
Código
711111084
Créditos
6.0
Professor responsável
Margarida Gouveia Esperança Pina Saraiva de Reffoios
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
O aluno deve preferencialmente ter um conhecimento de língua francesa de nível intermédio (nível A2 do QECRL).
Bibliografia
- Dubois, C.G (1985). L’imaginaire de la Renaissance. Paris: Puf.
- Forestier, G. (1993). Introduction à l'analyse des textes classiques. Paris: Nathan.
- Mazouer, Ch. (2010). Le théâtre français de l'âge classique. Paris: Honoré Champiom.
- Parmentier, B. (2000). Le Siècle des moralistes. De Montaigne à La Bruyère. Paris: Seuil.
- Pringent, M. (2006). Histoire de la France littéraire. Paris: Quadrige/Puf.
- Rousset, J. (1968). L'intérieur et l'extérieur. Essais sur la poésie et sur le théâtre au XVII siècle. Paris: J.Corti.
Método de ensino
A unidade curricular funciona em sessões colectivas e presenciais. Procura-se um equilíbrio entre as sessões dinamizadas pela docente, de exposição de conteúdos teóricos sobre a envolvente contextual do autor e da produção das obras, a problemática da transmissão textual de textos antigos, com sessões de natureza prática, de comentário de textos literários e com recurso a bases de dados e sítios especializados na web. O recurso à plataforma Moodle é uma prática regular no ensino-aprendizagem.
Aulas Teóricas: 60%, Aulas Práticas: 40%.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Assiduidade e participação nas aulas práticas(20%), Duas provas escritas presenciais (Frequências), uma a meio e outra no final do período de aulas(80%)
Conteúdo
Renascimento e Humanismo:
1 - O Ideal humanista e a sua representação na obra de Rabelais: a escrita como estratégia estética e moral.Representações da cultura popular e imagem grotesca do corpo em Rabelais.
2 - La Pléiade: constituição e papel cultural; o projeto teórico (Défense et Illustration de la langue française de DuBellay) e a problemática humanista da poesia lírica no Renascimento: Les Amours de Ronsard.
Barroco e Classicismo:
1 – O Teatro Clássico: do barroco à economia do ideal clássico: Le Cid de Corneille. Motivos e valores da ordem edesordem do amor; o herói, o desejo e o dever; nobreza, honra e glória em Phèdre de Racine. Molière e o cómico doridiculo e do sério. Don Juan e a temática da libertinagem.
2. Cyrano de Bergerac, o percursor do romance filosófico do século XVIII. Burlesco e fantástico, utopia e realidade emL’Autre monde ou les états et empires de la lune.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: